São Paulo, quinta-feira, 24 de agosto de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outras soluções para uma casa ecológica

1. A estrutura da casa deve ser de material renovável ou que não gaste energia para ser produzido. Além do eucalipto, duas boas opções são bambu e terra crua. O bambu é renovável -demora 5 anos para crescer contra 15 do eucalipto e 30 do mogno. A construção com terra não agride o ambiente e poupa energia porque conserva a temperatura.

2. Encha de plantas as áreas que recebem mais vento (varandas e janelas) e inclua pequenas fontes de água para resfriar o ar e dispensar o ar-condicionado.

3. Instale clarabóia e/ou faça fachadas de tijolos de vidro ou de garrafas para iluminar mais a casa.

4. Se morar em região fria, construa a casa voltada para a face norte, que absorve mais calor. As janelas devem ser protegidas por árvores que desfolhem no inverno (para o calor entrar) e ficam carregadas de folhas no verão (para fazer sombra).

5. Em regiões quentes e úmidas, a casa deve ficar longe do chão, como uma palafita, para que o ar passe por baixo, refrescando e evitando a umidade.

6. Em climas quentes e secos, o ideal é que a casa seja de terra e os pisos, de pedra. No centro da casa, deve haver um pátio para garantir sombra e segurar umidade.



Texto Anterior: Casa do futuro usa técnicas do passado
Próximo Texto: O que acontece lá fora
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.