São Paulo, quinta-feira, 24 de agosto de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BATIDAS

Coração em ação

Saber quantas vezes o coração bate por minuto é importante para quem pratica qualquer atividade física. Além de conhecer a frequência máxima, é bom saber qual a frequência quando a pessoa está em repouso e durante o exercício físico. "A frequência cardíaca máxima só varia de acordo com a idade, não interessa se a pessoa é atleta ou não", diz Carlos Eduardo Negrão, do Incor.
Já no estado de repouso, a frequência cardíaca varia dependendo do condicionamento físico. "Enquanto a frequência em repouso das pessoas comuns varia de 60 a 80 batidas por minuto, no atleta bem preparado a variação é de 40 a 60", diz Negrão.
Durante a atividade física, a frequência cardíaca aumenta porque a pessoa precisa de mais força para injetar o sangue na circulação. Esse esforço é ainda maior em sedentários. "O batimento dá idéia da intensidade do esforço praticado por uma pessoa", diz Negrão. Ao contrário da alimentação, que não influencia na frequência cardíaca, o fumo aumenta os batimentos porque a nicotina age como um estímulo ao coração. "Depois de fumar, quem faz esporte terá a a frequência aumentada", diz.



Texto Anterior: Favor
Próximo Texto: Narciso: Frutas no cabelo, argila e náilon no rosto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.