São Paulo, quinta-feira, 24 de agosto de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em casa

Saiba como evitar que os cupins ataquem sua casa

Organizados em colônias que podem ter milhões de habitantes, os cupins são capazes de destruir móveis e bibliotecas centenárias em poucos meses.
Confira algumas medidas simples que podem prevenir grandes danos.
Segundo Piero Calò, professor da escola de marcenaria Cose di Legno, os cupins podem chegar às residências pelo solo ou voando. Se a casa for invadida por uma revoada, a dica é fechar as janelas e colocar, debaixo de luminárias e lustres, um recipiente grande com água.
"Eles mergulham direto na vasilha e morrem", diz.
Já os cupins de solo costumam ser atraídos por entulhos. Por isso, não deixe restos de madeira perto de sua residência.
Madeiras moles e mais ricas em amido (como pinho e aglomerados) são ótimos alimentos para cupins. As menos susceptíveis são as mais duras e com mais resina, como jatobá, ipê, jacarandá e cedro.
Os livros devem ser mantidos limpos e arejados. Manter a casa seca e iluminada, se possível com luz natural, é outra dica útil. Cupins gostam de locais úmidos e escuros e morrem quando expostos à luz solar.
Se, mesmo assim, os cupins atacarem, Calò recomenda fazer uma estufa caseira. Para isso, basta aplicar cupinicida na peça e cobri-la com plástico preto vedado com fita crepe. Deixe o móvel no sol por cerca de uma semana. O produto penetrará em cada canal da madeira, matando os insetos.


Texto Anterior: Dia-a-dia - Compare
Próximo Texto: Na prateleira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.