São Paulo, quinta-feira, 24 de agosto de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Crianças ansiosas sentem mais dor após cirurgia

Crianças que ficam muito ansiosas antes de uma cirurgia têm mais dificuldade para se recuperar do procedimento, afirma um novo estudo publicado na revista médica "Pediatrics".
Pesquisas em adultos já haviam mostrado que, enquanto ficar levemente ansioso antes da cirurgia ajuda na recuperação, a ansiedade excessiva piora o pós-operatório. A forma como isso afeta a recuperação de crianças não havia sido medida antes.
Os pesquisadores, da Universidade Yale, nos EUA, acompanharam 241 crianças com idades entre 5 e 12 anos que seriam submetidas à remoção das amígdalas e das adenóides.
As 44 que foram classificadas como muito ansiosas tiveram significativamente mais dor e precisaram de mais analgésicos, nos primeiros três dias após a cirurgia, do que as demais.
Essas crianças também ficaram mais agitadas após o fim da anestesia, tiveram mais dificuldade para dormir e ficaram mais susceptíveis a acordar chorando.
Muitas dessas diferenças, no entanto, desapareceram três dias depois da operação.
De acordo com os pesquisadores, programas que preparam as crianças para cirurgias ajudam a diminuir a ansiedade dos pacientes, mas, devido a pressões econômicas, estão sendo oferecidos com cada vez menos freqüência.


Texto Anterior: Livros
Próximo Texto: Dia Nacional contra o tabagismo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.