São Paulo, quinta-feira, 25 de janeiro de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em casa

Enlatados e conservas pedem atenção específica

"Depois de aberto, consumir em três dias." O aviso está na maioria dos rótulos, mas raramente é seguido, e não são poucas as vezes em que a "cara" do alimento é que determina se ele vai ou não para a panela.
De acordo com Glaucia Pastore, professora de bioquímica de alimentos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), enlatados e conservas pedem cautela na armazenagem.
Para os enlatados, ela ensina que o mais seguro é substituir a lata aberta por um pote plástico com tampa e guardá-lo na geladeira. "A tampa é importante por vedar o recipiente, protegendo o conteúdo", explica.
O cuidado é ainda mais necessário para os alimentos ácidos, como molhos e massas de tomate. "Há uma interação entre o alimento, o verniz da lata e o oxigênio que gera desgaste", esclarece Pastore.
A substituição pelo recipiente plástico é dispensável para as conservas compradas em vidros, como as de palmito e de azeitona, que podem ser guardadas na geladeira com segurança por sete dias.
Nesses casos, a manipulação da comida pede atenção redobrada. "É preciso evitar usar as mãos para tirar o alimento do vidro. Em vez disso, devem-se usar colheres ou pinças limpas", afirma a especialista. Além disso, vale observar se há pontos de bolor no vidro: são sinal evidente de contaminação por leveduras e fungos, muito comuns no ambiente da geladeira.


Texto Anterior: Dia-a-dia: Compare
Próximo Texto: Na prateleira: Peeling herbal é opção ao tratamento químico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.