São Paulo, terça-feira, 25 de maio de 2010
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NARCISO

Vaidade da boa e beleza para todos

Selvagem ou "antipática", qualquer sobrancelha fica mais expressiva com um bom desenho

Fina

Túlio Grespan
Para deixar a sobrancelha da modelo Stefanie Roeck natural, o maquiador só tirou os pelinhos sobressalentes

Grossa

Túlio Grespan
Os fios longos de Jessyca Gomes saíam do lugar, formando falhas; um corte repicadinho resolveu o problema

DANAE STEPHAN
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Você já tentou demonstrar raiva ou espanto sem mexer as sobrancelhas? Esse é um jeito fácil de perceber a importância que esses dois montinhos de pelo têm para a expressividade do rosto. Sua função primordial é a proteção dos olhos, mas elas também ajudam a passar uma imagem mais ou menos atraente, brava ou relaxada.
Tudo depende do desenho das ditas-cujas. "Sobrancelhas mais naturais, não tão desenhadinhas, dão um ar mais jovem e descontraído e estão em alta", diz o maquiador Theo Carias. "Mas ainda tem quem prefira o que eu chamo de sobrancelha de antipática, bem desenhada, arqueada e sensual." O estilo ovo, bem fininho, consagrado pelas divas dos anos 20 e reeditado nos anos 70, caiu em desuso.
"As mulheres mais jovens ficaram traumatizadas com as mães e tias, que tiravam pelos demais e ficaram com falhas." "É uma região de crescimento lento e muito sensível", afirma Flavia Martelli, dermatologista da Unifesp.
Às vezes, bastam algumas poucas sessões para que os fios se enfraqueçam. Por isso é interessante procurar um profissional, pelo menos para definir o desenho. Corrigir falhas e recuperar os fios dessa região é um processo lento e difícil. Às vezes, é preciso apelar para técnicas como a micropigmentação, que não é definitiva.
A aplicação deve ser feita a cada oito a dez meses, mas apenas sobre cicatrizes e pequenas falhas. "Para falhas grandes, recomendo produtos específicos para o crescimento dos pelos, que levam cerca de seis meses para fazer efeito", diz Theo. Quem tira em casa tem que tomar cuidado redobrado para não sair do desenho. O ideal é delimitar o contorno com um lápis de olho e só tirar o que estiver fora do traço.
Aquelas regrinhas de visagismo, que dizem como "medir" a sobrancelha, até valem, mas apenas para sobrancelhas de tamanhos e proporções ideais. Rosto redondo pede sobrancelhas mais retas, quadrados, desenhos mais redondos, olhos afastados, sobrancelhas mais juntinhas... "Essas regras dizem, por exemplo, que o começo da sobrancelha deve estar alinhado com a narina, mas quem tem as sobrancelhas mais afastadas tem que compensar essa diferença."
Mais importante é manter a proporção, e para isso o expert segue a seguinte cartilha básica: toda sobrancelha deve ter 2/3 de corpo e 1/3 de cauda, e ir afinando aos poucos, na altura da íris do olho.


Texto Anterior: Roda e avisa: Produtos, serviços e ideias para o corpo e o espírito
Próximo Texto: Mitos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.