São Paulo, quinta-feira, 25 de setembro de 2008
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIA-A-DIA / EM CASA

Cuidados aumentam a vida útil da roupa de inverno que vai ser guardada

Encerrado oficialmente o inverno, chegou a hora de dar uma reciclada no guarda-roupa. Mas antes é preciso guardar as roupas de frio ou as que não serão usadas nos próximos meses da forma apropriada.
Todas as peças que tiverem sido usadas deverão ser lavadas antes de serem guardadas, até as aparentemente limpas. "Mesmo que não cause marcas, a transpiração deixa gordura impregnada nas fibras do tecido, o que pode atrair insetos como traças", diz Mikito Kodaira de Medeiros, professora de tecnologia têxtil do Centro Universitário Senac.
Para proteger as peças, nada de sacos de plásticos, que retêm a umidade. O ideal é embalá-las em TNT (tecido-não-tecido), que pode ser encontrado em lojas de produtos têxteis ou para artesanato. Papel de seda também pode ser usado, desde que não seja colorido. Outra idéia é usar fronhas velhas para embrulhar e proteger as roupas.
Casacos pesados precisam ficar pendurados, para evitar que as dobras marquem o tecido e deixem as fibras quebradiças. Os cabides recomendados são os de madeira ou forrados com espuma -os de metal deformam as peças.
As roupas de couro devem ser limpas com um pano umedecido em silicone líquido, que hidrata o material. "Especialmente no caso da roupa de couro, é importante que, a cada dois meses, ela seja retirada do armário e fique um tempo ventilando, sempre à sombra", recomenda Medeiros.


Texto Anterior: Alertas para o jardineiro urbano
Próximo Texto: Livros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.