São Paulo, quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
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Dentista pode fazer anúncio de pastas de dente

Cirurgiões-dentistas estão autorizados a participar de anúncios publicitários de produtos para saúde bucal, assim como divulgar serviços odontológicos, segundo o código de ética da profissão. É por esse motivo, ao contrário do que ocorre com os médicos, que tantos comerciais contam com o aval de um especialista.
Desde o ano passado, no entanto, conselhos regionais de odontologia defendem uma reformulação no código. "É um tema omisso. Hoje, não existe uma orientação, o código não restringe. Na minha impressão, o entendimento dos conselhos regionais é de que seja vetada a participação de dentistas na publicidade, para que a população não seja induzida a consumir um produto por ser indicado por um profissional", diz Marco Antonio Manfredini, cirurgião-dentista e conselheiro-geral do CROSP (Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo).
A última revisão do código de ética, formulado pelo Conselho Federal de Odontologia, foi feita em 2006. O documento regula somente a propaganda de serviços odontológicos do profissional e não prevê limitações para o anúncio de produtos.
Para Manfredini, a presença frequente de especialistas em comerciais de produtos para higiene bucal é recente. "Houve uma mudança muito grande na propaganda odontológica."


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