São Paulo, quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

DIA-A-DIA

EM CASA


Limpeza de utensílios utilizados na alimentação do bebê precisa de atenção

Pais, especialmente os de "primeira viagem", costumam ter dúvidas sobre os cuidados que devem ser tomados com a higiene dos utensílios usados na alimentação do bebê.
Uma delas diz respeito à necessidade de reservar uma panela só para a papinha. Para Maria Amparo Martinez Descalzo, pediatra do Hospital Santa Catarina, esse procedimento não é necessário. No entanto, panelas antiaderentes devem ser evitadas até os dois anos porque, ao serem aquecidas, podem liberar substâncias tóxicas para o bebê.
Descalzo aconselha o uso de panelas de alumínio, aço inox ou ferro, que devem ser lavadas com água e detergente.
Já as chupetas e mamadeiras precisam ser muito bem lavadas com água e detergente. O bico da mamadeira deve ser limpo também com uma escovinha apropriada. Segundo a pediatra, muitas mães usam uma escova para limpar a mamadeira, mas se esquecem do bico. "Aí não adianta, porque os restos de comida não saem."
Esses objetos precisam ser esterilizados após cada uso até o bebê ter seis meses, e uma vez ao dia até completar nove. Deve-se colocá-los em uma panela com água fervente por dois minutos, desligar o fogo após esse tempo e deixá-los mais cinco a dez minutos na panela tampada. Após esse tempo, devem ser retirados com uma pinça e deixados para secar naturalmente. Segundo Descalzo, não é recomendável usar panos porque pode haver contaminação.


Texto Anterior: Ninguém consegue dormir
Próximo Texto: Livros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.