UOL


São Paulo, quinta-feira, 27 de fevereiro de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alecrim

Sabores marinhos

Longe das metrópoles, também há restaurantes que fazem escola. Um deles é o Manacá, fincado desde 88 em Camburi (litoral norte de São Paulo). A cozinha é comandada por Edinho Engel, que acaba de lançar "O Cozinheiro e o Mar" (132 págs., R$ 68, DBA Dórea Books, tel. 0/xx/11/3062-1643), em que compartilha memórias e pratos criativos, como a receita de hoje. Sobre ela, ele diz: "A idéia dos cajus me foi sugerida pelo artista plástico Aldemir Martins. Eles são deliciosos, mesmo sem os camarões".

Romulo Fialdini/Reprodução
Camarão e caju flambado em cachaça
Calorias (por porção ): 930; carboidratos: 30,5 g; proteínas: 72,1 g; lipídeos: 57,7 g

Ingredientes (para 4 porções)
Para os cajus: 10 cajus maduros, 100 g de manteiga e sal e pimenta-do-reino a gosto. Para os camarões: 1,5 kg de camarão-rosa grande com casca, suco de 1/ 2 limão, 100 g de manteiga, 8 talos de cebolinha cortados em pedaços de 6 cm, 200 ml de cachaça e sal e pimenta-do-reino a gosto. Para os "chips" de coco: 1/2 coco descascado.

Como fazer
Os cajus: esprema os cajus com a mão até extrair todo o suco e reserve. Com um garfo, esgarce o que sobrou dos cajus para que fiquem em fiapos. Salpique com sal e pimenta e refogue em metade da manteiga até ficarem dourados. Reserve. Os camarões: limpe os camarões, mantendo as caudas, e tempere com limão, sal e pimenta. Aqueça a manteiga e refogue os camarões com a cebolinha. Flambe com a cachaça e reserve em lugar aquecido. "Deglace" a frigideira em que os camarões foram flambados com o suco de caju. Para isso, aqueça-a em fogo médio e, quando o suco do cozimento se depositar no fundo e a gordura subir à superfície, abaixe o fogo e retire toda a gordura possível com uma colher de pau. Junte o suco de caju, misture e deixe reduzir. Na hora de servir, acrescente o restante da manteiga (que sobrou do refogado de caju). Os "chips" de coco: corte o coco em lâminas finas com um descascador de legumes. Leve as lâminas ao forno preaquecido médio (180C) até desidratarem e dourarem. A montagem: coloque os camarões por cima dos bagaços de caju, regue com o molho e sirva acompanhado por arroz branco coberto com "chips" de coco. Receita do chef Edinho Engel, do restaurante Manacá.


Texto Anterior: Desistência no estágio
Próximo Texto: foco nele: Portador de paralisia dá aulas de dança
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.