São Paulo, quinta-feira, 27 de julho de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diferentes metais pedem cuidados específicos

Superfícies metálicas diferentes pedem diferentes técnicas para ficar limpas e polidas. E o trabalho é facilitado se for feito antes que haja um acúmulo de zinabre (camada verde resultante da corrosão).
Para a prata, Laura Bortolai, proprietária da Help Home, empresa especializada em problemas domésticos, sugere que se faça uma papa com um pouco de detergente neutro e de sabão em pó e meia xícara de algum produto específico para limpar prata. Basta esfregar a peça com uma esponja (sem palha de aço, em todas as dicas aqui citadas) e colocá-la para secar -preferencialmente no sol. Se a intenção for o polimento, esfregue a peça com bicarbonato de sódio, sugere o livro "1.001 Soluções Naturais" (Publifolha).
Para limpeza do latão, limão e bicarbonato de sódio devem ser misturados até se obter uma textura de pasta de dentes. Essa pasta deve ser esfregada na superfície por cinco minutos e enxaguada com água morna. Para polir o latão, friccione azeite de oliva na peça.
Já o aço inoxidável pode ser limpo com a aplicação de uma pasta fina de bicarbonato de sódio e vinagre. Enxágue e seque em seguida.
No caso do cobre, esfregar limão e sal e depois enxaguá-los garante a limpeza, explica Bortolai. O livro "1001 Soluções Naturais" sugere encher uma garrafa com um vaporizador de vinagre de vinho branco e borrifar as partes corroídas. Depois, polvilhar sal sobre o vinagre, esfregar com um pano macio e enxaguar com água morna.


Texto Anterior: Dia-a-dia: Compare
Próximo Texto: Na prateleira: Natura lança base com refil, inédita no mercado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.