São Paulo, quinta-feira, 28 de fevereiro de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Formigas invadem nove em cada dez casas de SP

Usar inseticidas em spray só piora o problema; é melhor aplicar repelentes naturais e redobrar o cuidado com a limpeza da casa

KATIA DEUTNER - FREE-LANCE PARA A FOLHA

Você se sente acuado pelas formigas que invadiram sua casa? Console-se: você não está sozinho. Segundo pesquisa do Instituto Biológico de São Paulo, 89% das casas paulistanas possuem focos desses insetos, importantes para manter o equilíbrio do ambiente, mas bem irritantes quando decidem ocupar o lar alheio.
O motivo da atual invasão de formigas é o calor. "O verão é a época em que mais aparecem, pois as altas temperaturas colaboram para a procriação", explica a bióloga Ana Eugênia Campos-Farinha, pesquisadora do Instituto Biológico.
Expulsos de seu habitat natural pela urbanização, esses insetos adaptaram-se facilmente às cidades. "As formigas tornaram-se agressivas e dominaram o novo ambiente, instalando-se em frestas e conduítes", afirma a bióloga.
Sacolas de compra e vasos de planta podem funcionar como "caminhões de mudança" para as formigas. Andarilhas incansáveis, elas não demoram para encontrar qualquer migalha esquecida. Mas, para sorte dos moradores das casas infestadas, a maior parte dos insetos permanece no formigueiro. De acordo com Campos-Farinha, apenas cerca de 30% das formigas saem para buscar alimento.
Segundo a veterinária Neide Ortêncio Garcia, do Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo, as denúncias aumentam no verão. "O que nós fazemos é orientar a população, dar algumas dicas para controlar a praga dentro de casa", explica.
Para evitar os hóspedes indesejáveis, as principais recomendações são caprichar na limpeza, retirando qualquer resto de comida e mantendo o lixo tampado, e guardar os alimentos em recipientes bem fechados.
Não é uma boa idéia usar inseticidas em spray para se livrar das formigas. "A pessoa consegue matar os insetos visíveis, mas as formigas que estão na colônia sentem o cheiro e fogem", diz Campos-Farinha. As fugitivas formam novos formigueiros, o que aumenta a infestação.
Uma opção é aplicar uma solução de água e detergente nos locais onde as formigas transitam e nos ninhos. "Os insetos têm uma camada de gordura como proteção; sem essa gordura, retirada pelo detergente, as formigas se desidratam e morrem", explica a bióloga.
Em nome da saúde, ninguém precisa investir na matança de formigas. "Elas não carregam nenhum parasita, mas podem transportar micróbios", afirma o clínico-geral Alexandre Feldman. Mas isso é um problema só para pessoas cujo sistema imunológico está debilitado. Além disso, ingerir uma formiga ou outra junto com a sobremesa ou o café não faz mal.

Onde
Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo:
tel. 0/xx/11/6221-9755



Texto Anterior: poucas e boas: Nova vacina contra meningite é mais eficaz
Próximo Texto: Dicas caseiras para se livrar das formigas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.