São Paulo, quinta-feira, 28 de junho de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Extrato de planta pode prevenir a gripe

O extrato da equinácea, uma planta originária da América do Norte, costuma ser utilizado como tratamento complementar para reduzir sintomas da gripe e de outras infecções respiratórias. Agora, pode também ser usado para prevenir as infecções.
Um estudo realizado pela Escola de Farmácia da Universidade de Connecticut (EUA) e publicado no periódico "Lancet Infectious Diseases" mostrou que pessoas que consomem o extrato têm 58% menos chance de pegar uma gripe. E indicou que, entre os que contraíram a infecção, o uso da equinácea reduziu o tempo da doença em 1,4 dia.
Os resultados foram obtidos a partir da análise de 14 estudos diferentes, um método chamado meta-análise, envolvendo um total de 1.600 pessoas e diferentes produtos à base de equinácea.
Também foi estudado o uso de equinácea aliado à suplementação de vitamina C, popularmente usada na prevenção da gripe, e observou-se uma redução de 86% nos casos de gripe.
Os autores da pesquisa afirmam que, apesar dos resultados positivos e do fato de a equinácea ser considerada segura, ela ainda não passou por pesquisas controladas de longo prazo. Cuidados especiais devem ser tomados por pacientes com doenças auto-imunes, como lúpus ou esclerose múltipla. A equinácea também pode causar interações medicamentosas com certas drogas farmacêuticas.


Texto Anterior: Na prateleira
Próximo Texto: Site oferece calculadora de risco para o câncer
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.