São Paulo, quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERGUNTE AQUI

HIPERTENSÃO
"Aos 25 anos, tive uma crise de hipertensão em uma semana de estresse no trabalho. O médico receitou um anti-hipertensivo e não estabeleceu uma data para largar o tratamento. É normal nessa idade?"
RICARDO SILVEIRA

De acordo com José Luís Aziz, presidente da Regional ABCDM (Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema e Mauá) da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, estar hipertenso não significa ser hipertenso. Para sê-lo, é necessário preencher diversos critérios a partir de uma avaliação em vários dias e horários, ou seja, mapear a hipertensão. Se os critérios não forem preenchidos, não será preciso tomar os remédios, mas, se o quadro se confirmar, precisará tomá-los pelo resto da vida. Portanto, o ideal é passar por nova avaliação. A hipertensão costuma ser diagnosticada entre os 35 e os 55 anos.


Texto Anterior: Outras ideias - Anna Veronica Mautner: ...e eu chorei
Próximo Texto: Correio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.