São Paulo, quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A rotina dos recordistas

Antonio Antunes Fonseca dedica boa parte do seu tempo aos treinos, preocupa-se em se manter ativo. Três vezes por semana, faz aulas de ginástica e natação na ACM. Ele conta: "É pertinho, vou a pé. Levanto às 5h, às 6h30 começo a fazer física. Jogo vôlei. Antes jogava futebol de salão e de campo, mas parei por causa das corridas..."
Também três vezes por semana, vai ao Centro Esportivo da Vila Gabriel, onde treina arremessos (dardo, peso, martelo, disco) e corre um pouco. Para completar, faz caminhadas duas vezes por semana: "Corro oito quilômetros, em ritmo maneirado", diz ele.
O veterano campeão resume seu segredo para ficar em forma: "Tenho muito cuidado com a alimentação, não faço extravagância de jeito nenhum. Levo a vida só treinando, me alimentando bem e fazendo exercícios com amor. Nada de bebida, cigarro. Como cereais de manhã, com banana, leite. Depois café e pouca carne. Verdura e frutas à vontade. Fruta é essencial para o atleta. E treinar. Eu, quando vou deitar, ainda treino [move braços e pernas para mostrar o movimento]".
Frederico Fischer também tem uma vida bastante regrada, mas não dedica tanto tempo ao treino específico -corre e faz exercícios na praia duas ou três vezes por semana, seguindo um roteiro que a experiência lhe ensinou. "Primeiramente, faço os alongamentos aqui em casa. Faço depois um trote pela praia, por uns 3.800 metros, ida e volta. Aí continuo nos alongamentos e passo os piques de velocidade, em 50, às vezes 75 metros. Começo devagar, depois mais forte... e sempre tirando o tempo para não perder o pique da velocidade."
Tudo isso dura em torno de duas horas. No resto do tempo, faz muita coisa em casa: "Às vezes, meto a máquina aqui, corto grama... Tenho minha oficina e, às vezes, pego numa vassoura... Vou a pé ao centro fazer compras." Procura andar sempre, mexer o corpo.
O descanso é sagrado: "Nove e meia da noite, já estou procurando o berço, antes das sete estou em pé... Aí começo a me mexer, cuidar dos cachorros, do passarinho".
A alimentação também: "É um fator importante. Eu como normalmente, muito legume, verdura e fruta. Não muito coisa gordurosa, pouco sal... Gosto de tomar meu vinho, um pouco de cerveja..."


Texto Anterior: Frederico Fischer, 92
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.