São Paulo, quinta-feira, 29 de março de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em casa

Luz solar pode danificar e desbotar móveis e tecidos

Quando o sol bater na janela do seu quarto... tome cuidado com os móveis de madeira. Esse material é o mais sensível aos danos provocados pela luz solar. "Se os móveis estiverem envernizados ou pintados, o dano pode ser ainda maior, já que a tinta pode se soltar", diz Rômulo Russi, professor do curso técnico em design de interiores do Senac São Paulo.
Para ambientes externos ou onde bata muito sol, de móveis de fibras, de ferro e principalmente de materiais sintéticos são os mais apropriados.
Se o móvel de madeira for o preferido e quiser mantê-lo perto da janela, podem ser adotadas algumas soluções. Persianas e cortinas de tecido ajudam a barrar a luz. Só é preciso tomar cuidado e escolher tecidos claros, já que os coloridos desbotam.
De acordo com Russi, uma solução muito usada atualmente em locais com forte incidência de luz solar sobre os móveis é a persiana rolô perfurada, que filtra aproximadamente 70% dos raios UV. "É uma tela toda perfurada que filtra o sol ao mesmo tempo em que deixa o ambiente claro. A pessoa consegue enxergar o lado de fora, mas quem está fora não enxerga dentro", descreve.
Se não quiser usar cortinas ou persianas, colocar nos vidros películas do tipo Insulfilm já ajuda a proteger.
O sol também pode danificar os tecidos da casa, desbotando-os. Para proteger os estofados, capas de sarja, brim ou lona são uma boa solução.
Tapetes de sisal também devem ficar longe da janela, para evitar ressecamento.


Texto Anterior: Livros
Próximo Texto: Na prateleira: Sobremesa cremosa de brigadeiro tem 90 kcal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.