São Paulo, quinta-feira, 29 de abril de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quem diria!

Gritos ao celular

Associated Press
Não é incomum encontrar pessoas que elevam a voz quando falam ao telefone, principalmente se estão usando celular. O hábito é uma resposta inconsciente aos problemas de interferência de som. "Para superar qualquer possível ruído, as pessoas aumentam a intensidade e a altura da voz, que acaba ficando mais aguda", explica a fonoaudióloga Leslie Piccolotto Ferreira, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Crescimento acelerado

Kamal Kishore/Reuters
Mães devem ter sempre uma tesourinha à mão: as unhas dos bebês, tanto das mãos como dos pés, crescem muito mais rápido que a dos adultos e precisam ser cortadas, em média, duas vezes a cada quinzena! Isso acontece porque elas crescem num único sentido, explica o dermatologista Marcelo Bellini, professor da Sociedade de Medicina Estética. O crescimento das unhas dos adultos é mais lento porque envolve várias camadas e uma quantidade maior de queratina.

Cana no atleta

João Wainer/Folha Imagem
Rico em carboidrato e sais minerais, o calórico caldo-de-cana (200 ml correspondem a 110 Kcal) é uma boa opção após a malhação. "Sempre que fazemos uma atividade física, os músculos gastam glicogênio e, para repor essa substância, é preciso consumir carboidrato", diz Cláudia Cezar, professora de educação física e nutróloga da USP. Se o carboidrato é consumido logo após o exercício, ele é transformado em glicogênio e não se acumula em forma de gordura.


Texto Anterior: Modos: Você identifica o seu mau humor?
Próximo Texto: Foco nela: Projeto indicará brasileiras para Nobel da Paz
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.