São Paulo, quinta-feira, 30 de setembro de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quem diria

Íntimo e pessoal

France Presse
Cerca de 90% das mulheres fazem higiene íntima incorretamente: a começar pela escolha do sabonete adequado, de acordo com o ginecologista Eliezer Berenstein, da TPM Clinic e do Albert Einstein. Isso porque os sabonetes normais possuem pH muito acima do pH vaginal -entre 3,5 e 4,5. Acima de 4,5, explica ele, o ambiente é propício para o desenvolvimento de fungos e bactérias, favorecendo o surgimento de candidíase a gonorréia. "Em contato com a vulva, o sabonete altera o pH da vagina", diz, explicando que o correto é usar sabonetes próprios para a higiene íntima, já que os de uso para o corpo servem apenas para áreas que têm queratina, ou seja, a pele. "Não recomendados para a aplicação em mucosas."

Branco de preocupação

Ian Waldie/Reuters
Aquele velho ditado afirmando que a preocupação pode ser causadora do embranquecimento dos cabelos tem fundamento. É o que afirma o tricologista -especialista em cabelos- Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira de Estudos para o Cabelo. De acordo com Bedin, o estresse e a preocupação podem antecipar o aparecimento dos fios brancos, além de causar a queda dos cabelos "coloridos". "Por outro lado, os cabelos brancos são mais resistentes contra a queda", explica o tricologista. Para retardar o embranquecimento dos cabelos, Bedin indica a ingestão de cobre e de zinco -substâncias que estão presentes em alimentos como ostras, mariscos e chocolate amargo.

Gordura necessária

Stefano Rellandini/Reuters
Mulheres excessivamente magras podem ter problemas para engravidar. Pela gordura ser metabolizada em estrógeno -hormônio responsável pelo aparecimento das condições adequadas à fertilização-, sua falta inviabiliza a ovulação, de acordo com o especialista em reprodução humana Roger Abdelmassih, do Centro de Pesquisa em Reprodução Humana Roger Abdelmassih. Segundo ele, casos em que o excesso de magreza impede a ovulação se restringem, geralmente, a mulheres anoréxicas. E ainda o excesso de gordura também pode atrapalhar a gravidez. "Quando é muito obesa, a mulher não possui um metabolismo normal, o que também compromete a ovulação", explica o especialista.


Texto Anterior: Pergunte aqui
Próximo Texto: Internet saudável
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.