UOL


São Paulo, quinta-feira, 30 de outubro de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alecrim

Sobremesa combina aguardente e ricota

Os italianos não desperdiçam nem o bagaço das uvas de seus vinhedos! Ele é usado para fazer a "grappa", uma aguardente bem forte. Mas ninguém vai ficar bêbado se comer uma fatia desta torta. O calor do forno ajuda a evaporar o álcool, mas mantém o sabor e o aroma da bebida que tempera a ricota.

"Grappa pie"

Marcelo Barabani/Folha Imagem
Calorias (por fatia): 264; carboidratos: 31 g; lipídeos: 12 g; proteínas: 8 g

Ingredientes (para 15 fatias)
Para a massa: 100 g de manteiga; 180 g de farinha de trigo; 50 g de açúcar; 1 colher (sopa) de açúcar vanilhado (com baunilha); 1 ovo e 1 pitada de sal. Para o creme: 650 g de ricota; 50 g de uvas passas brancas; raspas de 1 limão e de 1 laranja; 2 gemas; 50 g de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly; 30 g de amêndoas; 175 g de açúcar de confeiteiro e 50 ml de "grappa".

Como fazer
A massa: misture a manteiga, os açúcares e a farinha, fazendo uma farofa. Coloque o ovo e misture até obter uma massa homogênea. Leve à geladeira por uma hora. Abra a massa em uma assadeira de fundo falso e asse, em forno médio, por 15 min. O recheio: bata a ricota, o açúcar, as gemas, a "grappa" e as raspas (separe um pouco para a decoração). Acrescente o chantilly, as passas e as amêndoas picadas (separe algumas para a decoração). Coloque esse creme sobre a massa e acabe de assar em forno baixo por 30 min. ou até ficar dourada. Decore com as amêndoas e as raspas. Receita da chef Maria Helena Serrano, da Quinto Pecado.


Texto Anterior: poucas e boas: Teste indica pico de fertilidade feminina
Próximo Texto: Botânico ensina a florescer as refeições
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.