São Paulo, quinta-feira, 31 de maio de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Dieta ajuda na prevenção de DPOCs

Uma dieta rica em frutas, verduras, peixes e alimentos integrais pode ajudar na prevenção de alguns tipos de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), como o enfisema pulmonar e a bronquite, de acordo com uma pesquisa publicada recentemente pela revista médica britânica "Thorax".
De acordo com especialistas, as DPOCs poderão ser a terceira causa de morte no mundo em 2020. Essa patologia está intimamente ligada ao tabagismo, que é responsável por 95% das mortes causadas por doenças desse tipo em todo o mundo.
Coordenado por pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard, em Boston, nos Estados Unidos, o estudo foi desenvolvido com a participação de mais de 42 mil homens, entre 1986 e 1998. A conclusão dos cientistas foi de que, quanto mais próxima a alimentação for de uma dieta mediterrânea, mais se reduz o risco de sofrer de uma doença pulmonar obstrutiva crônica.
Para evitar o desenvolvimento desse tipo de doença, os cientistas americanos desaconselham uma alimentação baseada em uma dieta na qual predominem os alimentos refinados, as carnes vermelhas e as batatas fritas.
Os cientistas descobriram que, quanto mais a pessoa seguia corretamente a dieta mediterrânea, menor era o risco de desenvolver a DPOC. Comparados com aqueles que seguiram essa dieta mais à risca, os homens que foram menos fiéis à ela tiveram duas vezes mais chances de sofrer desse tipo de doença.


Texto Anterior: Livros
Próximo Texto: Dia mundial sem tabaco 1
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.