São Paulo, quinta-feira, 31 de agosto de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

poucas e boas

Gel protege mulher contra vírus da Aids

ISABEL GERHARDT
DA REPORTAGEM LOCAL

Um gel vaginal para evitar doenças sexualmente transmissíveis, inclusive a Aids, e que também serve de método contraceptivo estará à disposição das consumidoras brasileiras a partir do próximo ano. O produto está sendo desenvolvido pela médica Iara Moreno Linhares, coordenadora do Setor de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (Serviço Professor Pinotti), da USP. Os pesquisadores acreditam que o gel tenha eficácia semelhante à da camisinha na prevenção da Aids. Apesar de a prevenção contra gravidez não ser a função principal do gel, Linhares afirma que ele também poderá ter essa utilidade porque funciona como uma barreira química e física.
O gel deve ser aplicado no interior da vagina um pouco antes da relação sexual. Com o calor do corpo, o produto forma uma película protetora, que impede a penetração do sêmen. "Ele apresenta uma eficiência de 90% a 95% na eliminação de bactérias e vírus", disse Linhares à Folha. O gel se dissolve naturalmente quatro a cinco horas após a aplicação e é eliminado na forma líquida junto com o sêmen.
Existem várias formulações em teste, e o produto poderá ser comercializado tanto na forma de óvulos vaginais, que são pequenas esferas que se dissolvem em contato com o pH da vagina, como dentro de uma bisnaga para ser usado com um aplicador.
A formulação que a equipe da USP analisa já foi testada por quatro anos em laboratório. A próxima fase envolve testes com 600 voluntárias e deve começar em um mês. A médica acredita que o produto deve chegar ao mercado dentro de seis meses a um ano.
O número de mulheres com Aids no Brasil subiu de 44.151 em novembro de 99 para 45.739 em fevereiro de 2000, um aumento de 3,6%. Esses dados, do Ministério da Saúde, foram apresentados durante o 13º Congresso Mundial de Aids, que aconteceu em julho deste ano, em Durban, na África do Sul.
Muitas mulheres contraem o vírus em idade fértil, daí a importância do gel como fator de prevenção. A tendência é que a relação entre homens e mulheres contaminados com o HIV seja de 1 para 1. Já foi de 3 para 1.

Estudo sem estresse
Técnicas de relaxamento e de alimentação balanceada são algumas das sugestões que os estudantes encontram no portal universitário Neurônio (www.neuronio.com.br). As dicas podem ser consultadas na seção Atitude, que também aborda fitness e sexo.

Festa virtual
Um jogo interativo que simula uma festa e ajuda os jovens a entender como o álcool age no organismo é uma das atrações do site Álcool e Drogas sem Distorção (www.einstein.br/alcooledrogas), elaborado por uma equipe multidisciplinar coordenada pelo hospital Albert Einstein. O site traz ainda informações sobre várias drogas, legislação e estatísticas de consumo no Brasil e oferece cursos on line de prevenção para pais e educadores.

Para gestantes vaidosas
A Editora Senac São Paulo (tel. 0/xx/11/3884-8122) acaba de lançar o livro "Grávida e Bela" (R$ 39, 256 págs.), escrito pela médica Carla Góes Sallet. Além de explicar o desenvolvimento do feto mês a mês e discutir temas como sexualidade e atividade profissional durante a gravidez, a autora dá dicas de exercícios físicos, moda e alimentação.

A idade da paixão
Segundo pesquisadores do Instituto de Psicologia de Roma, os homens estão biologicamente preparados para amar de verdade aos 50 anos. O estudo conclui que, nessa faixa etária, os homens começam a temer a morte e procuram envolver-se afetivamente de maneira mais séria em uma tentativa inconsciente de prolongar a vida.

Aula grátis hoje
Fornecer noções básicas sobre do-in e shiatsu -técnicas de massagem orientais- é o objetivo da aula gratuita que será dada hoje pela psicóloga Márcia Zen, das 20h às 22h, na rua Eça de Queiroz, 472, Paraíso (São Paulo). As reservas devem ser feitas pelo telefone 0/xx/11/5572-0987.


Texto Anterior: Medalha verde para as Olimpíadas da Austrália
Próximo Texto: Quem diria!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.