São Paulo, quinta-feira, 31 de agosto de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Cabelo que não cresce
"Cortei meu cabelo há seis anos na altura da nuca. Hoje, ele ainda está dois dedos abaixo do ombro. Já usei xampus estimulantes e tomei cápsulas, mas o meu cabelo não cresce. O que eu poderia fazer?"
Katia Kovalechuck, Curitiba (PR)

O crescimento dos cabelos varia conforme a genética do indivíduo e não pode ser alterado com medicamentos. É necessário avaliar se existe causa orgânica que está retardando o crescimento, e isso só pode ser feito por um médico especialista, afirma a dermatologista Kátia Castello Branco.

Ondas eletromagnéticas
"O Equilíbrio (ed.de 22/6) fez reportagem a respeito das ondas eletromagnéticas. No quatro em que durmo há computador, televisão, videocassete e som. Seria conveniente tirar alguns aparelhos do quarto?"
Francisco Antônio Cella, Piracicaba, SP

Segundo o engenheiro Márcio Leite, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas da USP, os equipamentos eletrodomésticos mencionados não constituem fator de risco devido à emissão de ondas eletromagnéticas. "Não há evidência científica que recomende a retirada desses equipamentos. Os riscos estão associados a equipamentos emissores de ondas eletromagnéticas, como estações de rádio, de TV ou de telefone celular", explica Leite.

Alergia a camarão
"Toda vez que como camarão ou casquinha de siri sinto minha garganta coçando muito, os ouvidos doem um pouco, e parece que não consigo engolir mais nada. Pode ser alergia? Por que isso ocorre?"
Helga Aparecida Coelho, Belo Horizonte, MG

Esses sintomas podem realmente ser causados por um processo alérgico de baixa intensidade. A sensação da dificuldade de engolir é devido ao edema (inchaço) das mucosas da boca e da faringe. "Aconselho o paciente a consultar um imunologista para identificar os possíveis agentes causadores da alergia", diz o clínico-geral Luís Fernando Barros Corrêia, do Hospital Samaritano (RJ).

Cheirinho ruim
"Tenho um amigo que cheira mal , mas tem vergonha de ir ao médico para saber se há tratamento. Ele já usou vários tipos de desodorante, e nada adiantou. É possível resolver o mau cheiro sem ir ao médico ?"
Paulo Carvalho, São Paulo, SP

O suor com cheiro desagradável é chamado de bromidose, explica a dermatologista Kátia Castello Branco. "Seu amigo deve procurar um dermatologista, pois os produtos necessários para o tratamento não são encontrados facilmente. Ele deverá usar desodorante com componentes adstringentes (que diminuem a transpiração e previnem a multiplicação da flora bacteriana, responsável pelo odor do suor) e também substâncias anedróticas com o mesmo objetivo.


Texto Anterior: Quem diria!
Próximo Texto: Peça rara: Hoje, até Buda ganha design especial
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.