São Paulo, quinta-feira, 31 de agosto de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Pouca informação atrapalha reimplante dentário

Responda rápido: o que você faria se alguém perdesse um dente durante um acidente? Se você respondeu algo como limpar o dente, imergi-lo em álcool ou em gelo, guardá-lo em um saco plástico ou no bolso, saiba que medidas como essa dificultam o sucesso dos reimplantes. E não é só você quem agiria dessa forma.
Na pesquisa "Avulsão dentária: efeito da informação na mudança do comportamento em diferentes grupos profissionais", a dentista Maria de Lourdes Vieira Frujeri ouviu 431 profissionais sobre o que fariam na situação acima. O trabalho foi defendido no mês passado como tese de especialização em odontologia na UnB (Universidade de Brasília).
Entre os entrevistados, 85 eram dentistas, 109 eram profissionais de educação física e 36 eram pediatras. A maioria desconhecia o procedimento mais indicado para um reimplante dentário bem-sucedido: lavar o dente apenas com água e tentar recolocá-lo no lugar de onde saiu o mais rápido possível. Como poucos se sentem aptos a fazê-lo, uma alternativa é guardar o dente caído em um recipiente com leite, soro fisiológico, água ou saliva até que o paciente seja atendido.
O dente caído deve ser pego pela coroa, lavado em água corrente por dez segundos e enfiado com suave pressão no local de onde saiu. O acidentado deve morder um pano limpo e ir a um dentista imediatamente.


Texto Anterior: Na prateleira: Tecidos inteligentes são resistentes a sol e a suor
Próximo Texto: Debate aborda medo e distúrbios
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.