Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Especial

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Depoimento

Empregada pra quê?

A cama: pra que arrumar de manhã o que será bagunçado à noite?
A louça: comece a segunda com ela lavada -e durará a semana toda

SANDRO MACEDO DE SÃO PAULO

"Vou aumentar o salário dela de R$ 1.000 para 1.200 e está tudo resolvido", disse uma mulher bem situada socialmente (leia-se, dondoca) para a amiga de nível semelhante em um shopping.

A outra rebateu, mostrando a benevolência recém-adquirida: "Agora darei uma folga semanal em vez de quinzenal". Uma amiga, que apenas almoçava no tal shopping, descreveu-me o diálogo.

De fato, não se fala em outra coisa. Até o livro de ponto está em falta no comércio depois da nova lei.

Felizmente, ou não, faço parte de uma turma que não tem uma empregada. Aliás, minha família nunca teve empregada. Se puxar pela memória, vou me lembrar de mim mesmo enxugando a louça, sem direito a mesada, num exercício a seis mãos (a irmã lavava e o caçula guardava).

Como faço de tempos em tempos, olho para as paredes e penso que uma diarista não faria mal. As teias de aranha que às vezes aparecem nas quinas incomodam. Na verdade, uma "quinzenista" já estaria de bom tamanho.

Mas só de escutar os amigos reclamando ("Ela não sabe lavar", "Mudou tudo de lugar", "Comeu o alfajor argentino") dá um desânimo.

Seguindo alguma dicas básicas do manual do macho-cristão-ocidental-solteiro (que também serve para metrossexual-ateu-oriental... solteiro), dá para continuar tocando a vida sem auxílio.

Primeira dica: a cama. Para que arrumar de manhã o que será bagunçado à noite?

No dia em que quiser trocar a cama, chame a namorada para dormir lá e faça tudo a dois. Vai parecer romântico.

Segundo: a louça. Comece a segunda-feira com ela lavada e seca (não precisa secar, o tempo cuida). E ela durará a semana inteira. O copo de cerveja de ontem, por exemplo, é o copo de hoje.

Se você for moderninho e quiser tomar uma IPA ou uma stout, melhor ainda. Pode misturar aromas.

Pelo menos uma vez por semana tem a sagrada pizza. Como comer? Com papel-toalha e jogando conversa fora (com amigos ou namorada), tudo bem informal. E, no dia seguinte, tem pizza de novo. Amanhecida é melhor. Mas, quando acabar, descarte e embalagem logo para não atrair insetos. Não seja ogro.

Terceiro. E importante: a cada 15 dias, convide sua mãe para fazer uma visita. Use a camisa amarrotada. Mãe que é mãe não consegue ver o filho todo desarrumado.

Roupa passada e até uma minifaxina são quase garantidos. Mas, lembre-se, ela não é sua empregada. Ela já fez tudo isso para você até os 18.

E, se você levá-la para almoçar em seguida, todo mundo vai ficar feliz e agradecido. E sua roupa vai ficar com o cheiro que você gosta.

Podem se passar anos sem que essa lógica seja quebrada... ou até você se casar.

Se a história toda cansar, assista à excelente série britânica de época "Downton Abbey", que chegou à TV brasileira e na qual os empregados são protagonistas.

Na Inglaterra do início do século 20, subalternos até se estapeavam para poder ajudar o patrão a colocar a luva, com direito a livro de ponto.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página