Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Especial

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Médico tem a melhor remuneração

Dermatologia é uma das especialidades mais disputadas na carreira atualmente

MARINA GAMA DE SÃO PAULO

Dedicação é a palavra-chave para aqueles que optam pelo curso de medicina. O tempo voltado para a carreira --que exige constante atualização-- começa bem antes de o jovem entrar no mercado de trabalho, com os concorridos vestibulares.

Por outro lado, a extensa oportunidade de trabalho e o retorno financeiro podem compensar o esforço de quem enxerga na área sua vocação.

Segundo o Ipea, a carreira médica tem a melhor remuneração (uma média de R$ 6.940 mensais) e taxa de ocupação (91,8%) entre as 48 carreiras analisadas.

E para quem acha que as madrugadas de plantões são inevitáveis, algumas áreas permitem driblar isso.

"Uma das especialidades mais disputadas em residência hoje é dermatologia. Entre os motivos estão o fato de englobar a área estética e de não exigir uma rotina tão extenuante de plantões", afirma o coordenador do curso de medicina da Unicamp, Wilson Nadruz Junior.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde mostram que a especialidade foi a mais concorrida no último concurso para bolsas de residência, com 34,5 candidatos/vaga.

Angela de Souza Cassol, 26, optou por essa especialização por achar que se trata de uma área desafiadora. "A pele é o maior órgão do corpo e, apesar de a queixa do paciente estar visível, nem sempre o diagnóstico é fácil. É uma área muito rica."

Angela está no segundo ano de residência no Hospital das Clínicas da Unicamp. No total, são três anos.

IMAGEM

Outra especialidade promissora para os próximos anos é o setor de diagnóstico por imagem, de acordo com Nadruz Junior. "É uma área interessante, porque mexe muito com tecnologias, que avançam a cada dia", afirma.

Foi esse interesse que levou Thiago Moreira da Cruz, 28, a buscar os três anos de residência em radiologia no hospital Sírio-Libanês.

Depois de terminar sua primeira especialização, em 2012, ele faz mais um ano de residência em radiologia de músculo esquelético.

"Sempre gostei muito da parte de investigação, de juntar os quebra-cabeças e chegar a um diagnóstico final. A radiologia me propicia isso", diz o profissional.

Cruz aponta ainda que a especialidade também permite passar por várias áreas da medicina, desde a cirurgia geral até a neurologia.

Veja o que pode mudar no currículo de medicina
folha.com/no1346527


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página