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Férias descasadas

Caminhos possíveis

Na Alemanha, feriados como o da Páscoa têm datas diferentes

SILVIA BITTENCOURT COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Mais de 43 milhões de veículos particulares foram registrados em 2012 na Alemanha (a população é de 82 milhões, aproximadamente). Nas cidades, muitos motoristas até são adeptos da bicicleta. Na hora de percorrer grandes distâncias, porém, recorrem ao carro, um pouco mais barato do que o trem.

Quando estão livres, as chamadas Autobahnen (auto-estradas) alemãs são um paraíso: bem asfaltadas, amplas, com vários trechos de três ou mais faixas em cada sentido. Nada interrompe o fluxo. Um moderno sistema via satélite cobra pedágio só dos caminhões acima de 12 toneladas.

Os 16 Estados que formam o país contam com períodos de férias diferentes, para não sobrecarregar as rodovias. As férias de verão em Berlim começam em junho, enquanto em Baden-Württemberg, no Sul, só no final de julho. O mesmo vale para as férias mais curtas, como a da Páscoa. Em alguns Estados, elas começam dias antes dos feriados, evitando o caos total na Quinta-Feira Santa.

Mas nada disso adianta. O governo alemão investirá, só neste ano, mais de 2,5 bilhões de euros para ampliar as estradas, mais 75 milhões de euros até 2015, para aperfeiçoar o sistema telemático de trânsito nas rodovias.

Segundo o próprio governo, entretanto, estas quantias ainda não são suficientes para a renovação completa de todos os pontos críticos, como as áreas em torno de Berlim, Hamburgo e Munique.


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