Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Especial

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Destino certo

Rankings indicam países e universidades em que a produção científica é mais forte

DE SÃO PAULO

"Por que você quer estudar aqui?". A praia ou a estação de esqui podem ser as respostas mais sinceras, mas não as melhores para dar ao professor ou à banca que vai avaliar sua inscrição em uma pós-graduação no exterior.

Essa pergunta também deve ser respondida na carta de motivação ""documento exigido na maioria das seleções, em que o candidato justifica seu interesse pela universidade e pela linha de pesquisa.

A resposta adequada está na própria escolha da instituição. O candidato deve pesquisar se ela tem faculdades, institutos ou grupos de estudo com linhas de pesquisa afinadas com seu projeto.

Rankings e bases de periódicos situam países e suas universidades de acordo com o volume e a qualidade de sua produção científica.

No mapa ao lado, a Folha compila os países que mais publicaram artigos científicos em 2012, segundo a base de dados Scimago, e indica as melhores universidades em cada continente, conforme os critérios do principal ranking da atualidade, o THE (Times Higher Education).

O resultado mapeado é uma aproximação: mostra as nações que produzem mais, não necessariamente as que produzem melhor, mas sugere uma trilha para os destinos mais fortes da ciência. (HB)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página