Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Especial

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Veja como selecionar bem o seu orientador

Aluno deve ler estudos do professor para identificar afinidade teórica

Antes de optar pela instituição, veja qual é a política de escolha do orientador

LEONARDO FILOMENO COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Escolher bem o orientador é fundamental para quem deseja fazer uma pós-graduação, seja no nível acadêmico, seja para o trabalho de conclusão de um programa de especialização.

"É ele quem vai identificar os problemas da pesquisa e filtrar o que é realmente relevante do ponto de vista teórico", diz Filipe Sobral, professor da FGV.

Para evitar surpresas, no momento de escolha do programa, analise não só o curso oferecido pela universidade, mas também a metodologia utilizada na seleção dos orientadores.

Isso ajuda a evitar surpresas. "Entreguei o pré-projeto para a coordenação e, sem nenhum tipo de conversa, descobri quem seria o orientador só na primeira reunião", conta a videomaker Marcela Sevilla, 28, que fez especialização na área audiovisual e teve problemas com o professor.

Em cursos de pós-graduação "stricto sensu" (programas de mestrado e doutorado), a decisão é feita, em geral, depois de um processo seletivo com avaliação do aluno, análise de currículo e entrevista. É na última etapa que se começa a delinear uma possível orientação.

Levante o currículo dos possíveis orientadores, consulte a banco de dados mantido pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), leia artigos, conheça a fundo a linha de pesquisa, verifique a bibliografia básica recomendada e converse com pessoas que já foram orientadas por ele. Por fim, faça uma entrevista pessoal.

Simpatia e afinidade ajudam, mas não são primordiais. "O importante é a afinidade teórica e o profissionalismo", diz a pedagoga Neide Noffs, da PUC-SP.

Uma boa dose de respeito mútuo é o suficiente para manter um bom ambiente de trabalho. E na hora de escolher, é melhor optar pelo rigor."É fundamental preferir um orientador que cobre mais. Apesar de o aluno lidar com mais pressão, no final, o projeto será mais proveitoso e renderá mais", diz Sobral

Para o orientando é preciso entender a sua posição e responsabilidades no projeto --ele é o protagonista e deve encarar as responsabilidades como tal.

"Dividimos as tarefas e nos demos prazos. Aprendi com o mestrado a ser muito mais disciplinada do que imaginava que poderia ser. Assim, tive a certeza de que queria seguir com o doutorado", afirma Deysi Cioccari, mestre em comunicação pela Faculdade Cásper Líbero e doutoranda em ciências sociais pela PUC-SP.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página