Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Especial

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Tire o máximo da sua pós

Consultores de carreira e professores indicam o que fazer e o que evitar para que o investimento nesse tipo de curso valha a pena

REINALDO CHAVES COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A pós-graduação não pode ser encarada como uma passagem automática para realizar um sonho profissional. Para ter sucesso, é necessário fazer adaptações de comportamento no trabalho e em casa.

Para que o curso renda frutos, a vida da pessoa tem que mudar. É o que diz Simone Leon, diretora de gestão de carreiras e talentos da consultoria Right Management.

"Será necessário deixar de lado algumas atividades e criar uma rotina de estudos. Negocie com familiares, amigos e chefia esse tempo extra para você", afirma. "A pós exige muitas leituras e pesquisas que condizem com um profissional que busca excelência. Sem isso, é jogar dinheiro fora."

Os especialistas também ressaltam que essa qualificação não é atributo automático para promoções ou aumento de salários --o profissional tem que mostrar ganhos de qualidade e produtividade para conseguir isso.

Mas em termos de mudança de carreira ou de empresa a pós-graduação é, sim, muito útil. Bruna Tokunaga Dias, gerente de orientação de carreira do Grupo DMRH, diz que o aluno deve aproveitar o curso principalmente para fazer contatos profissionais.

"A pós-graduação é uma fonte ótima de relacionamento com colegas de classe e professores, é parte da formação de uma imagem profissional. É importante deixar que as pessoas conheçam seus objetivos e, do mesmo modo, mostrar interesse pelos projetos dos outros", afirma a consultora.

Ela também recomenda que o profissional se esforce para manter esses contatos depois da formatura, conversando com essas pessoas periodicamente, e não apenas quando precisar delas.

Essa também é uma oportunidade de conhecer profissionais de outras áreas de atuação. Em muitas escolas o aluno pode fazer disciplinas optativas de outros setores correlatos (em uma pós-graduação em direito tributário o aluno pode fazer uma aula de introdução ao direito internacional, por exemplo), o que pode ser útil em projetos futuros.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página