Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Especial

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Especial - Setor automotivo

História em movimento

Veja alguns dos modelos que trouxeram inovações ao mercado brasileiro nas últimas duas décadas

O que é preciso para um modelo de automóvel fazer história? Essa questão vai além de características técnicas, pois envolve seu papel no mercado, entre outros quesitos.

Nos últimos 20 anos, diversos carros deixaram sua marca. Parte do sucesso de alguns modelos se deu justamente pelo contexto de defasagem vivido pelo setor automotivo brasileiro, que passou praticamente duas décadas fechado aos estrangeiros.

Há de se considerar também uma mudança no perfil do carro nacional. Nesse período, não apenas foram importadas tendências, mas também surgiram carros feitos especificamente para o mercado local e que trilharam o caminho do sucesso devido seu viés racional.

Nesse contexto, a Folha elaborou uma lista com alguns dos principais modelos que passaram pelo mercado desde 1994.

1994

CHEVROLET CORSA
Com desenho alinhado ao da versão europeia, ajudou a modernizar o segmento dos carros populares. Foi o primeiro 1.0 com injeção eletrônica no país

VOLKSWAGEN GOL G2
Lançada em 1994, a segunda geração do Gol, apelidada de "bolinha", ajudou a consolidar o carro como sucesso de vendas. Mantinha praticamente todas as soluções mecânicas da geração anterior, porém adequadas ao estilo dos anos 1990

1995

CHEVROLET S10
Ajudou a modernizar o segmento de veículos voltados ao trabalho. Nacional, entrou em um nicho criado pelas picapes médias importadas, sonhos de consumo no início dos anos 1990

1996

FIAT PALIO
O compacto chegou ao mercado com uma proposta inovadora: ser um carro global destinado a mercados emergentes. No Brasil, originou uma família de modelos

1997

HONDA CIVIC
Em sua sexta geração, produzida no Brasil a partir de 1997, o Civic iniciou a trajetória que resultaria no domínio dos carros japoneses entre os sedãs médios

1999

FIAT PALIO WEEKEND ADVENTURE
A opção "off-road" dessa perua deu origem à moda dos aventureiros urbanos, que virou segmento. A versão atual tem diferencial blocante (iguala o torque nas rodas dianteiras, o que ajuda a superar trechos de lama, por exemplo)

AUDI A3
Irmão de plataforma do Volkswagen Golf, o Audi A3 foi o primeiro carro da marca feito no Brasil, na fábrica da VW em São José dos Pinhais (PR). Virou sonho de consumo

MERCEDES-BENZ CLASSE A
O pequeno Mercedes figura entre os carros mais modernos já produzidos no Brasil. Contudo, o desenho incomum para seu tempo e a proposta racional com foco na segurança frustrou quem esperava encontrar o típico luxo dos carros da marca

PEUGEOT 206
Chegou ao Brasil como importado, sendo nacionalizado em 2001. Seu grande chamariz era o design moderno e esportivo, somado ao bom pacote de equipamentos

2002

TOYOTA COROLLA
A linha 2003 desse sedã ajudou a firmar o domínio da marca entre os sedãs médios nos últimos 10 anos. Construiu sua fama graças à dirigibilidade e à mecânica robusta

FORD ECOSPORT
Lançado no início de 2003, o EcoSport utilizava a plataforma do hatch Fiesta. Inaugurou a onda dos SUV urbanos, modelos que, se não encaram terrenos difíceis, sofrem menos com nosso asfalto. A segunda geração foi lançada como carro global e ajudou a espalhar a tendência

2003

VOLKSWAGEN FOX
Criado com o intuito de substituir o Gol, o Fox falhou em sua primeira missão. Porém, criou a tendência de carros compactos com bom espaço interno

2007

RENAULT LOGAN
Racional ao extremo (por exemplo, os retrovisores do primeiro modelo podem podem ser colocados em qualquer lado da carroceria, para reduzir custos de produção), o sedã produzido no Paraná cativou compradores com preço de compacto e espaço de carro de carro médio

2010

JAC J3
O J3 é o principal marco da ofensiva chinesa no mercado brasileiro. Com grande enfoque em custo-benefício, trazia itens de série que seus concorrentes não tinham. Foi o 1º chinês de volume

2012

HYUNDAI HB20
Causou furor nas concessionárias, criando filas de espera que duravam meses. Com um bom conjunto mecânico, desenho atraente e bom acabamento, elevou o patamar de qualidade dos hatches compactos


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página