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McDonald's pede fidelidade; Mundo Verde e Onodera são mais liberais

Kopenhagen e O Boticário também liberam outras lojas, desde que não sejam concorrentes

Franqueado que tem várias bandeiras tem a vantagem de estar menos vulnerável a oscilações sazonais

DE SÃO PAULO

Entre as marcas que exigem exclusividade do franqueado, estão o McDonald's e a Dídio Pizza.

Algumas outras empresas conhecidas permitem que o fraqueado tenha lojas de outras marcas, desde que elas não sejam de concorrentes. É o caso de Kopenhagen, O Boticário, Fisk e Mr. Beer.

Por fim, há marcas que não têm restrições para os seus franqueados, como Mundo Verde e Onodera.

Do ponto de vista do franqueado, ter lojas de diferentes marcas pode ajudar a balancear o faturamento, especialmente em negócios com caráter mais sazonal.

A falta de exclusividade, porém, pode, segundo os opositores da "poligamia", enfraquecer a relação de parceria com o franqueador.

Para Marcus Rizzo, da Rizzo Franchise, "a base da operação das franqueadoras é buscar empreendedores inexperientes, já que cabe a elas repassar o conhecimento. Empresas que buscam franqueados já experientes apenas revendem produtos."

Ele lembra ainda que, se há exclusividade, geralmente o franqueado tem preferência para abrir outro ponto do negócio na sua região.

"É como se eu fizesse um pedido de casamento para alguém que já sabe que eu tenho outros relacionamentos. Parece que estou montando um harém. Na hora da união ninguém se preocupa com isso, mas as reclamações sempre aparecem depois", afirma Rizzo.

Para a especialista Lyana Bittencourt, a possibilidade de otimizar recursos é uma vantagem dos franqueados multibandeiras procurados por grandes redes. "Eles têm uma estrutura para suas operações. Podem otimizar a seleção e contratação de funcionários, por exemplo."

É o que o franqueado João Luis Félix Filho pretende fazer com a abertura da franquia da Adidas. Ele, que já adota remuneração variável nas suas lojas, quer utilizar o novo negócio para incentivar os seus funcionários.

"Em vez de abrir uma seleção externa, vou promover um dos meus funcionários de outra rede", afirma.


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