Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Especial

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Microfranquia é possibilidade de renda extra

DE SÃO PAULO

As microfranquias, que têm baixo investimento inicial e baixo custo operacional, têm sido cada vez mais procuradas por profissionais que buscam um complemento de renda.

Há dois anos, o empreendedor Marcelo Henrique de Oliveira, 43, tinha acabado de abrir uma construtora quando decidiu adquirir equipamentos da Mr. Kids, franqueadora especializada em máquinas de vendas.

Hoje ele tem 65 aparelhos espalhados em shopping centers, supermercados e rodoviárias de Juiz de Fora (MG)."Eu queria abrir um pequeno negócio, que tivesse baixo investimento inicial e pudesse ser uma ocupação paralela. No início, adquirimos só cinco máquinas", explica.

Com o crescimento, Oliveira não descarta a possibilidade de a franquia se tornar sua principal fonte de renda. Ele fatura cerca de R$ 12 mil ao mês com ela.

Para Edson Ramuth, diretor de expansão da ABF (Associação Brasileira de Franchising), ter duas ocupações paralelas, sendo uma delas uma franquia, é possível "até certo ponto". "É preciso de dedicar integralmente se o objetivo for fazer o negócio crescer. Se tratar só como complemento de renda, ele não cresce. O franqueado precisa escolher", afirma.

Samuel da Cunha, 34, adquiriu uma franquia da Ligue Site, de criação de sites, há um ano. Ele já tinha uma empresa de propaganda em mídia impressa.

"Eu queria diversificar meus investimentos. Como já trabalho com o impresso, o mercado virtual complementaria minhas operações", diz.

Ele conta que cria em torno de sete sites por mês. A renda da franquia representa 20% do seu faturamento mensal.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página