Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Especial

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Eleições 2014

Dificuldade do PT é maior no Sudeste

Segundo as pesquisas, Dilma tem menos votos válidos do que teve em 2010 no Rio, em São Paulo, Minas e Espírito Santo

Aécio hoje tem um desempenho pior do que teve José Serra em 24 das 27 unidades da Federação

FERNANDO RODRIGUES DE BRASÍLIA

As mais recentes pesquisas de intenção de voto indicam que a presidente Dilma Rousseff está hoje próxima do que teve de votos válidos nas urnas em 2010 ""quando atingiu 47%. Hoje, ela tem 45%, segundo o Datafolha.

Mas há diferenças maiores quando são observados os percentuais individuais da petista em cada uma das 27 unidades da Federação. Por exemplo, hoje Dilma tem menos votos válidos do que teve em 2010 nos quatro Estados do Sudeste, onde está o maior eleitorado do país.

Há quatro anos, a presidente conseguiu 37% nas urnas entre os paulistas. Segundo o Datafolha, ela tem 29% no momento, uma diferença de oito pontos percentuais. No Rio, Dilma teve 44% de apoio dos eleitores fluminenses em 2010. Agora, tem 39% --sempre levando em conta os votos válidos, que excluem brancos e nulos.

A petista está um pouco mais confortável em Minas Gerais, apesar de ser o Estado natal de um adversário direto seu, Aécio Neves (PSDB). Entre os mineiros, a candidata à reeleição tem 46% contra os 47% dos votos válidos de 2010.

Já Aécio pontuou no Datafolha 31% dos votos válidos em Minas Gerais, exatamente o mesmo percentual obtido por José Serra há quatro anos, na disputa pelo Planalto.

Essa coincidência embute uma certa ironia: em 2010, houve acusações veladas nos bastidores do PSDB sobre o pouco apoio que Aécio teria dado a Serra naquela época.

Aécio hoje tem um desempenho pior do que teve Serra em 24 das 27 unidades da Federação. Esses números podem ser lidos de duas maneiras diferentes. Uma delas é que não está tão simples para Aécio conseguir passar Marina Silva (PSB) e se tornar o segundo colocado nas urnas.

Mas para o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, pode ser também o oposto. Esses números estratificados por Estado demonstrariam que os eleitores tucanos em São Paulo têm potencial de migração para Aécio, visto que Serra tem um bom desempenho na disputa pela vaga paulista ao Senado.

No caso de Marina há também dois sinais que podem ser lidos a partir da lista de intenção de voto para presidente em cada Estado. Uma análise superficial indica que a pessebista está chegando às urnas melhor do que em 2010 na imensa maioria das 27 unidades da Federação, como mostram os gráficos desta página.

O problema para ela é a curva de suas intenções de voto estar declinante em várias regiões. A pessebista está com um percentual ainda alto em São Paulo (34%), mas em queda acentuada --justamente no Estado no qual os tucanos são mais fortes.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página