Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Os mais disputados da zona leste

O SURGIMENTO DE LOJAS E CONDOMÍNIOS LUXUOSOS NO TATUAPÉ E ANÁLIA FRANCO ATRAI MORADORES PARA UMA REGIÃO
COM 'CARA DE INTERIOR'

DE SÃO PAULO

Você quer trocar seu apartamento em Moema por uma casa na zona leste? A resposta da empresária Sílvia Ornelas foi sim! E ela sabia bem o que estava escolhendo.

Escolheu, por exemplo, jogar tênis com o marido, Jorge, sem ter que disputar horário para usar a quadra nos clubes cheios da zona sul. E escolheu continuar tendo farta oferta de comércio, além de ficar perto de sua fábrica de luminárias.

Por todos esses motivos o casal se mudou para o Jardim Anália Franco, que oficialmente faz parte da Vila Formosa, mas é mais conhecido como "Altos do Tatuapé". Mas isso não importa, porque toda essa região é hoje um dos lugares mais desejados tanto por paulistanos da zona leste quanto pelos que moram em outras regiões.

As transformações que tornaram o Tatuapé um lugar tão cobiçado foram impulsionadas pela chegada do metrô, em 1981, e do shopping com o nome do bairro, em 1997.

O lugar, então essencialmente residencial, passou a ser uma nova centralidade, atraindo moradores.

Com isso, a população do Tatuapé, que oscilava em torno dos 80 mil habitantes já havia 30 anos, cresceu quase duas vezes a média da cidade de 2000 a 2010, passando aos atuais 91 mil moradores.

NOVOS E VELHOS

O surgimento do luxuoso bairro vizinho, onde até 40 anos atrás se via apenas campos de futebol, é mostra do poder de atração dos shopping centers.

O desenvolvimento do Jardim Anália Franco como é hoje, com prédios de apartamentos que chegam a ter mais de 400 m², tomou fôlego após a inauguração de um shopping, em 1991.

Mais recentemente, com os novos e velhos ricos da zona leste se mudando em massa para lá, lojas e restaurantes das zonas sul e oeste resolveram abrir filiais no bairro.

Nas imobiliária locais, os corretores avisam: não há mais imóveis comerciais disponíveis nas ruas Emília Marengo e Eleonora Cintra, onde se concentram as revendedores de automóveis importados, lojas de móveis, restaurantes bacanas, clínicas de estética e por aí vai.

"É como uma cidade de interior urbana, com qualidade de vida. Estamos adorando", diz a Sílvia, que veio de Moema, enquanto agenda na administração do parque Anália Franco (ou Parque Esportivo dos Trabalhadores), as aulas de tênis matinais.

O antigo Ceret foi inaugurado em 1975 pelo governador Laudo Natel para os operários da região, antiga área industrial da cidade.

A frequência mudou, e o local é hoje mais usado pelos empresários da região, além de servir de vista aos "apês" da rua Eleonora Cintra.

'QUASE NADA'

O empresário Natal Iannoni, 60, está no bairro há mais de 20 anos. Ele nasceu no "baixo Tatuapé" e lembra que havia lá "quase nada de comércio, praticamente só nas rua Silva Bueno, no largo do Bom Parto e na avenida Celso Garcia".

Quinze anos atrás ele abriu sua empresa, a Sleep House, em Moema, na zona sul. Hoje tem 27 lojas, uma no Jardim Anália Franco.

"Aqui tem tudo pertinho e não tem o trânsito da zona sul. Lá também os preços são mais altos. Se bem que o comércio daqui já está sentindo o gostinho de cobrar caro", diz.

(VANESSA CORREA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.