Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Com que pós eu vou?

Assim como acontece no MBA, foco do mestrado profissional está no mercado de trabalho, mas sua exigência teórica é maior

MARIA CAROLINA NOMURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A avaliação de que programa de pós-graduação melhor se encaixa em seu perfil passa por três pontos principais: objetivo de carreira, desenvolvimento profissional e viabilidade financeira.

Cursos do tipo stricto sensu são indicados se a meta é seguir uma carreira técnica ou acadêmica.

Dentre o rol desses programas, o mestrado e o doutorado são mais direcionados à academia, para formar professores e pesquisadores.

O candidato costuma escolher esse caminho ao final da graduação, quando ruma para a iniciação científica.

Quando o foco é a carreira executiva, frisa Caio Arnaes, gerente da consultoria Robert Half em Campinas, a melhor opção são os cursos lato sensu, como o MBA (Master in Business Administration), cuja aplicabilidade prática é valorizada pelas empresas.

O mestrado profissional é um modelo híbrido, com disciplinas técnicas e foco voltado ao mercado de trabalho, no que se assemelha ao MBA.

Porém, é mais exigente em relação a conhecimento teórico. Além disso, por ser uma modalidade stricto sensu, dá direito a prosseguir no doutorado, diferentemente da pós lato sensu.

DEDICAÇÃO PARCIAL

"Quem faz mestrado profissional são executivos que não querem ou não podem deixar de trabalhar para a dedicação exclusiva aos estudos, como exigem o mestrado e o doutorado regulares", explica Fátima Bayma, especialista em educação e professora da Ebape-FGV (Fundação Getulio Vargas).

Em geral trata-se de pessoas com mais experiência profissional que querem ser professores, acrescenta Paulo Lemos, diretor-adjunto da FGV-Management de São Paulo.

Para custear a pós, é possível obter subsídios do empregador ou bolsas de estudo, para mestrado ou doutorado.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.