Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Multidisciplinares é área que mais cresceu no país

Regiões com poucos mestres e doutores têm grupos de pesquisa com especialistas
em mais de um campo de estudo

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Entre as grandes áreas de pós stricto sensu definidas pela Capes, a multidisciplinares foi a que mais cresceu entre 2004 e 2009. O número de cursos passou de 152 para 382, um avanço de 151%.

Regiões com menor número de docentes, como Norte e Nordeste, e cidades do interior dos Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo lideram a oferta de programas.

A facilidade para criar grupos de pesquisa unindo diferentes campos de estudo é o principal fator do salto, afirma Pedro Geraldo Pascutti, coordenador-adjunto da Comissão de Avaliação da Área de Interdisciplinar da Capes.

"Onde há poucos doutores e mestres, é possível formar um corpo docente com professores de áreas disciplinares diferentes. Biólogos e engenheiros podem lecionar em um curso de biotecnologia com proposta multidisciplinar."

O crescimento rápido também se deve ao fato de a área ser nova. As primeiras pós que agrupavam duas ou mais disciplinas datam do início dos anos 1990.

SEM PERDA

Cursos multidisciplinares são indicados para quem quer mudar de área sem perder o que ganhou na formação inicial e procura inovação.

Nadja Maria Souza Araújo, graduada em comunicação social, fez mestrado em informação e comunicação em saúde da Fundação Oswaldo Cruz (RJ) para atuar tanto em ciências e saúde como em comunicação. "Assessoro projetos ligados à saúde pública sem deixar de lado o tratamento da informação", diz.

Profissionais com formação multidisciplinar, porém, enfrentam dificuldade para atuar em universidades públicas, pelas especificidades dos editais de concursos.

"Matemática, medicina e letras contratam doutores em suas especialidades tradicionais", cita Glaucius Oliva, presidente do CNPq.

(BB)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.