Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Salto com vara

Thiago Braz

Com Fabiana Murer como madrinha e parceira de treinamento, medalhista dos Jogos da Juventude tenta brilhar entre os grandes

DE SÃO PAULO

Thiago Braz, 18, já sabe o que é ter uma medalha olímpica, algo que nem sua madrinha no atletismo, a campeã mundial do salto com vara Fabiana Murer, conquistou. Em 2010, o paulista obteve a prata nos Jogos da Juventude, em Cingapura.

Thiago vem sendo treinado por Elson Miranda, o mesmo técnico de Fabiana. Também participa de treinos no exterior dirigidos pelo prestigiado treinador Vitali Petrov, que lapidou as maiores lendas da modalidade: Sergei Bubka e Ielena Isibaieva.

Atualmente, Thiago e Fabiana estão em Portugal.

Mas nem sempre o saltador pôde desfrutar de uma ótima estrutura de treinos.

Em 2008, Thiago, que começou no atletismo aos 13 anos, por influência do tio, vislumbrou a possibilidade de integrar a principal equipe do país: a Rede Atletismo, em Bragança Paulista.

Para ter mais chances, calculou que seria melhor mudar do salto em altura, que era então sua especialidade, para o salto com vara. "Um amigo do salto com vara tinha acabado de conseguir se mudar para Bragança. Isso me incentivou", lembra.

No início de 2009, Thiago passou nos testes da Rede, mas suas expectativas foram frustradas. "Fiquei oito meses sem receber salário", diz.

Ainda naquele ano, a equipe esteve envolvida no maior escândalo de doping da história do atletismo brasileiro.

Sentindo que o projeto iria ruir, Thiago enviou um e-mail a Miranda, pedindo-lhe para ser seu pupilo. Foi atendido.

Ao mudar de clube -foi para a BM&F-, teve seus dois primeiros salários pagos por Fabiana. Um ano depois, já estava com a prata olímpica no peito.

QUEM É

NOME Thiago Braz da Silva

NASCIMENTO 16.dez.1993, em Marília (SP)

PESO E ALTURA 72 kg e 1,86 m

CLUBE BM&F

ESCOLARIDADE Segundo ano do ensino médio

TWITTER Não tem

ÍDOLOS Fabiana Murer, Fábio Gomes, Sergei Bubka, Ielena Isinbaeva (saltadores), Michael Jordan e Marta

HOBBY Jogar videogame e navegar na internet

MÚSICA Eminem, pagode

QUESTIONÁRIO

O que estava fazendo quatro anos atrás?

Eu estava em casa, vendo o Jadel Gregório. Ele é da minha cidade, Marília. Meu tio já treinou com ele. Na hora em que eu o vi saltando... Nossa, me bateu uma vontade de fazer salto triplo, de estar na Olimpíada.

Como se vê em 2016?

Quero chegar bem em 2016. Estou trabalhando bastante para tentar chegar a uma final e até conquistar medalha, que é um sonho. Pensar que posso ser uma esperança de medalha em 2016 é um pouco de pressão.

Recebe apoio?

Recebo salário da BM&F, ganho material esportivo da Nike e recebo ajuda da confederação em viagens e outras coisas.

(MARIANA BASTOS)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.