Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Esgrima

Guilherme Toldo

Surpresa do Brasil no último Pan-Americano, gaúcho lidera ranking nacional e tenta conciliar o florete com as aulas de biologia

CAROLINA ARAÚJO
DE SÃO PAULO

Futebol, vôlei, natação, judô, tênis... Guilherme Toldo, 19, foi apresentado a todos esses esportes quando tinha sete anos e participou de um programa de férias de verão do clube frequentado por sua família, em Porto Alegre.

E foi por um motivo trivial que resolveu se dedicar ao menos conhecido deles, a esgrima. "Foram meus pais que sugeriram, porque eu já tinha um parente que praticava por hobby. E fui me comprometendo nos treinamentos", lembra o atleta, filho de professores de educação física.

Mais de uma década depois, Guilherme continua a treinar no mesmo clube que o apresentou à esgrima, o Grêmio Náutico União.

Nunca mais largou o florete, ainda que, durante sua adolescência, se considerasse meio "baixinho e magrinho" para se tornar atleta.

Hoje, já é considerado um veterano, apesar de ainda estar na categoria juvenil -atualmente, é o número um do ranking brasileiro adulto.

No ano passado, conquistou duas medalhas de bronze no Pan de Guadalajara.

Era um dos caçulas da delegação brasileira no México e virou notícia após derrotar o esgrimista americano Miles Chamley-Watson, que já chegou a ser o número dois do ranking mundial do florete.

Treinos, campeonatos, viagens, sessões de fisioterapia e de pilates são divididos com a faculdade de ciências biológicas -neste ano, começará o segundo semestre.

O esgrimista estima que, no ano passado, tenha faltado em cerca de 40% das aulas. Mesmo assim, Guilherme sempre passou de ano e diz ter a ajuda dos professores para compensar o grande número de aulas perdidas.

"Eles dão trabalhos para fazer quando eu viajo, deixam provas para depois, fazem trabalhos complementares", afirma o gaúcho.

Em 2012, o início do ano escolar promete ser acidentado, já que, em abril, Guilherme disputará, no Chile, o Pré-Olímpico para Londres-2012.

Como parte da preparação, o esgrimista esteve neste mês na Itália para treinos. A Confederação Brasileira de Esgrima tem convênio com a federação italiana desde 2009.

Após a boa atuação no Pan, ir para a próxima Olimpíada deixou de ser só um sonho.

"Estou consciente de que vou competir com atletas mais experientes do que eu e não vou ficar chateado se não me classificar. Mas, se eu ganhar, também não vai ser uma surpresa", diz o atleta.

QUEM É

NOME Guilherme Amaral Toldo

NASCIMENTO 1º.set.1992, em Porto Alegre (RS)

PESO E ALTURA 70 kg e 1,77 m

CLUBE Grêmio Náutico União

ESCOLARIDADE Cursa ciências biológicas na PUC-RS

TWITTER @guiatoldo (mas não usa)

ÍDOLO Valério Aspromonte, esgrimista italiano

HOBBY Jogar tênis e futebol, andar de bicicleta

MÚSICA Eletrônica e rock meio pesado

QUESTIONÁRIO

O que estava fazendo quatro anos atrás?

Estava no segundo ano do ensino médio, tinha 1,60 m e era magrinho, não disputava esgrima com adultos porque era pequeno.

Como se vê em 2016?

Na esgrima, há atletas que ganharam medalha com 40 anos. Estarei com 24 anos, já vou ter experiência, mas sei que não vai ser minha última Olimpíada.

Recebe apoio?

Ganho bolsa atleta do governo federal e salário da confederação, que é patrocinada pela Petrobras.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.