Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Judô

Flávia Gomes

Campeã mundial sub-17 chegou aos tatames para combater o tédio e agora precisa superar amiga para competir mundialmente

DE SÃO PAULO

O tédio levou Flávia Rodrigues Gomes, 17, aos tatames. Com a família recém-mudada para Dracena (a 634 km de São Paulo), a menina, então com nove anos, ficava o tempo todo em casa, onde "não tinha nada para fazer".

Pediu aos pais que a matriculassem no judô. Começou sem usar o quimono, apenas para ver se gostava.

"Pode comprar que ela leva jeito", disse o professor depois de algumas aulas.

A família logo voltou para o ABC paulista, e os resultados também não demoraram. Três anos depois, conquistou o terceiro lugar no Paulista.

"Ali eu percebi que era só eu treinar que eu tinha chance", afirma a judoca, que defendeu São Caetano por sete anos e, em 2011, transferiu-se para o Pinheiros. "Era o que eu queria fazer", completa.

Sua maior façanha até agora foi o título no Mundial sub-17, em Budapeste.

A pretensão de Flávia de representar o Brasil nas principais competições internacionais esbarra em uma forte concorrência interna.

A paulista compete na categoria até 57 kg, a mesma de Rafaela Silva, 19, vice-campeã no Mundial de Paris-2011 e quinta no ranking mundial.

"A gente é bastante amiga, mas, na hora do tatame, ninguém é de ninguém", afirma Flávia, que ainda não conseguiu batê-la em cinco lutas.

Isso, diz, é um incentivo. "Ver a Rafa dominando assim é bom. Eu sei que tenho que treinar muito para chegar onde ela está."

QUEM É

NOME Flávia Rodrigues Gomes

NASCIMENTO 15.mar.1994, em Santo André (SP)

PESO E ALTURA 57 kg e 1,60 m

CLUBE Pinheiros

ESCOLARIDADE Fez vestibular para fisioterapia

TWITTER Não usa

ÍDOLOS Tiago Camilo e Leandro Guilheiro

HOBBY Ficar no computador, no MSN, e ver lutas de judô

MÚSICA 'Conquistando o Impossível', de Jamily, e 'Tente Outra Vez', de Raul Seixas

QUESTIONÁRIO

O que estava fazendo quatro anos atrás?

Em 2008, fui para o Brasileiro e o Pan-Americano no México e venci os dois. Como já estava treinando forte, já sonhava com a Olimpíada. Acompanhei bastante do judô na Olimpíada pela TV. Comecei a sonhar com os Jogos ao ganhar o Paulista de 2006.

Como se vê em 2016?

Meu objetivo é disputar a Olimpíada do Rio. É diferente competir em casa, é mais gostoso ter a família perto. Por isso estou iniciando o treinamento agora para competir bem em etapas da Copa do Mundo, Grand Slams e Mundiais, para ficar bem no ranking e me classificar.

Recebe apoio?

Tenho apoio de Pinheiros, Sadia e Dragão (quimono).

(FERNANDO ITOKAZU)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.