Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Após entrega, veja processamento

Acompanhamento pela internet permite que, se houver erro, contribuinte possa retificá-lo

DE SÃO PAULO

Após entregar a declaração, o contribuinte pode acompanhar, pelo site da Receita, o processamento das informações. O acompanhamento permite saber se a declaração está em processamento, se está em análise ou se já foi processada.

"Em processamento", significa que a declaração foi recepcionada, encontra-se na base de dados da Receita e está sendo processada. "Em análise", quer dizer que, para que o processamento seja concluído, depende de ação do contribuinte.

"Processada" indica que a declaração já foi analisada e que não há "pendências". Se o contribuinte tiver direito a restituição, o pagamento não deve demorar.

Se a declaração apresentar algum problema ("pendência") é possível verificar qual é o erro para que ele possa ser corrigido (nesse caso, o contribuinte terá de enviar uma declaração retificadora).

Para ver como está sua declaração, o contribuinte deve seguir alguns passos (ver quadro ao lado). É preciso ter em mãos alguns documentos, gerar um código e depois uma senha.

Para ficar sabendo se há problemas, o contribuinte precisa acessar o extrato da declaração no eCAC (Centro Virtual de Atendimento).

Segundo Joaquim Adir, supervisor nacional do IR, a partir da segunda quinzena deste mês já será possível acompanhar o processamento das declarações enviadas neste ano. (MC)

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.