Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Engenharia de alimentos

Com perfil versátil, profissional pode atuar em várias áreas, de controle de qualidade a pesquisa

VERA FIORI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O primeiro curso de engenharia de alimentos do Brasil e pioneiro na América Latina (o da Faculdade de Tecnologia de Alimentos da Unicamp, que mais tarde se tornaria Faculdade de Engenharia de Alimentos) foi implantado há mais de 40 anos.

De lá para cá, a oferta de cursos nessa área subiu para 80 (13 em São Paulo). O setor deu um salto e tanto, devendo alcançar neste ano um faturamento de R$ 400 bilhões, segundo a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia).

A indústria é o setor que mais emprega esses profissionais. Mas, ao contrário de segmentos afetados pela crise econômica internacional, o cenário para quem opta por esse ramo da engenharia é bastante promissor.

O consultor Juliano Ballarotti, 32, gerente da Hays, empresa de recrutamento, afirma que a ascensão e o poder de compra da classe C impulsionaram a abertura de um nicho de mercado no ramo de alimentos industrializados.

"As empresas estão se segmentando por classes, criando assim novas oportunidades de trabalho." Segundo o consultor, com perfil versátil e formação multidisciplinar o engenheiro de alimentos pode atuar nas áreas de controle de qualidade, projetos agroindustriais, pesquisa e desenvolvimento.

Giovana Tommaso, 39, coordenadora do curso de engenharia de alimentos da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP, lembra que, por sua formação abrangente, o profissional desenvolve habilidades para criar novos produtos, elaborar processos, atuar em vendas técnicas, em gerenciamento de pessoas e também nas áreas de qualidade e segurança alimentar.

"A indústria de alimentos é o principal empregador, mas há também espaço nas usinas de álcool, centros de pesquisa, fábricas de aditivos, de ração e em biotecnologia, além de redes de supermercados e restaurantes."

O estágio obrigatório no quarto ano do curso facilita a entrada dos universitários no mercado de trabalho.

UNICAMP
VESTIBULAR 2013: INSCRIÇÕES DE 20/8 a 14/9 no site
www.comvest.unicamp.br
CONCORRÊNCIA: 8,7 candidatos/vaga
www.unicamp.br
Tel. (0xx19) 3521-6544

UNESP SÃO JOSE DO RIO PRETO
VESTIBULAR 2013: inscrições de 17/9 a 11/10 no site
www.vunesp.com.br
Concorrência: 20,4 candidatos/vaga
www.unesp.br
Tel. (0xx17) 3221-2200

FZEA - FACULDADE DE ZOOTECNIA E ENGENHARIA DE ALIMENTOS USP
VESTIBULAR 2013: INSCRIÇÕES DE 24/8 a 10/9
Concorrência: 5,54 candidatos/vaga
www.usp.br/fzea
Tel. (0xx19) 3565-4215

INSTITUTO DE TECNOLOGIA MAUÁ
VESTIBULAR 2013: inscrições de 3/9 a 5/11 pelo site
www.mauá.br
PREÇO DA MENSALIDADE (VALORES DE 2012): R$ 1.875,18
CONCORRÊNCIA: 4,0 candidatos/vaga
www.maua.br
Tel. 0800.019.3100

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.