Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Depoimento / Nós fomos

Viagem de intercâmbio em grupo sempre que possível

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Animada com a empolgação dos filhos, Júlia e Artur, que fizeram intercâmbio em 2009, a pedagoga Márcia Ferreira, 47, juntamente com o marido, Cláudio Cupello, engenheiro mecânico, 49, decidiu viajar em uma segunda lua de mel no ano seguinte, porém, com toda a família.

O casal, mais Júlia e Artur, a enteada de Márcia, Ana Carolina Cupello, 15, a namorada do filho, Bruna Azevedo, 23, e uma sobrinha de Márcia, Bárbara Negreiros, 15, embarcaram para um intercâmbio em Vancouver, Canadá.

"Alugamos dois apartamentos e escolhemos os cursos segundo as necessidades de cada um", diz Márcia. Para a pedagoga, a experiência do intercâmbio foi enriquecedora. "No dia a dia, em função de rotinas diferentes, acabamos nos tornando individualistas", diz. "No saldo final, contudo, nos deparamos com uma cumplicidade familiar muito forte."

A caminho de um intercâmbio de três meses em Coimbra, Portugal, Júlia diz ter adorado a experiência, mas, lembra que viajar em família exige jogo de cintura para conciliar os interesses. "É normal alguém ter um chilique, mas no fim tudo se acerta", afirma.

A família gostou tanto da experiência que planeja outra viagem, talvez para Suíça ou Austrália, em um futuro não muito distante.

(VF)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.