Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Programe suas férias

Roteiros alternativos como Índia e África do Sul, que aliam aprendizado e trabalho voluntário, estão em alta

LÁZARO DE SOUZA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Jovens de 13 a 17 anos em busca de programas de férias, universitários que querem cursos de extensão para suas futuras carreiras e pacotes de estudo envolvendo toda a família. Essas são as modalidades mais procuradas para intercâmbio atualmente no Brasil. "A preferência por roteiros familiares cresceu 80% nos últimos dois anos", diz Márcia Mattos, gerente de cursos do STB (Student Travel Bureau) empresa que atua na área desde 1971 e tem hoje 60 pontos no Brasil.

Na hora de escolher o destino, sozinho ou em grupo, a opção é disputada palmo a palmo entre Canadá, Estados Unidos e Inglaterra. "Mas sempre aparecem novidades como Irlanda, Nova Zelândia e África do Sul", afirma Tereza Fulfaro, diretora-educacional da CI (Central de Intercâmbio). "O que tem surgido de inusitado, como tendência, por exemplo, são os intercâmbios que envolvem trabalho voluntário, com predomínio de países africanos, latino-americanos, além da Índia."

Para facilitar a vida de quem quer arrumar as malas já em julho, este Especial traz um levantamento dos principais programas de intercâmbio, clássicos e inovadores, à disposição dos diferentes perfis de estudantes e destinos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.