Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Universidades estrangeiras oferecem diversas opções de pós

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Embora uma especialização em universidades internacionais seja bem recebida pelo mercado, antes de fazer a escolha o aluno deve avaliar se precisará de um diploma chancelado pelo MEC. Em geral, o próprio aluno deve providenciar a validação no Ministério da Educação. Os prazos e custos desses trâmites variam conforme o caso.

Primeiro é preciso providenciar a validação da documentação em órgãos como a Embaixada Brasileira e o Ministério das Relações Exteriores no país de origem da instituição de ensino. A etapa seguinte é o reconhecimento do MEC o que pode ser feito por intermédio de universidades brasileiras, a um custo que varia de R$ 500 a R$ 1.500.

Para quem não procura cursos de extensão a distância oferecidos por universidades de prestígio não faltam opções na plataforma Coursera (www.coursera.org). Criado na Universidade Stanford, o portal tem a participação de outras grandes instituições norte-americanas, como John Hopking University, University of Pennsylvania e University of Michigan. Além de receber um certificado com essas grifes acadêmicas, o estudante não paga nada: todos os cursos são gratuitos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.