Índice geral Especial
Especial
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O novo mapa de lançamentos

Capital perde participação no total de novas residências na região metropolitana; Barueri, Santo André, São Bernardo do Campo, Guarulhos e Osasco são os destaques no ano

Lucas Lima/Folhapress
Trabalhador em obra de condomínio de edifícios em Alphaville
Trabalhador em obra de condomínio de edifícios em Alphaville

CAROLINA MATOS
DE SÃO PAULO

Com terrenos cada vez mais caros e escassos, a capital paulista perde peso no total de lançamentos de residências na região metropolitana.

Embora a cidade ainda represente mais da metade do mercado de novas moradias da região que reúne 39 municípios, a participação paulistana já foi de 80% em 2004.

Além do aumento dos custos em São Paulo, as restrições ao tamanho dos edifícios impostas pela lei municipal de zoneamento são apontadas pelas construtoras como motivo da migração dos lançamentos para os vizinhos.

Barueri -favorecida por Alphaville-, Santo André, São Bernardo do Campo, Guarulhos e Osasco foram as cidades que mais produziram residências neste ano até julho, excetuando-se a capital, de acordo com Secovi-SP, sindicato que representa as construtoras.

A cidade de São Paulo deve lançar cerca de 30% menos moradias em 2012 do que no ano passado, segundo estimativas do sindicato, enquanto os demais municípios da região metropolitana, quase 40% mais.

O crescimento econômico dessas cidades, que atraem mais trabalhadores e moradores, é outro fator que impulsiona os empreendimentos residenciais.

As reportagens a seguir revelam o novo mapa dos lançamentos de moradias na capital e no seu entorno, com localização e preços, e detalham as transformações econômicas, sociais e na paisagem dessa região.

Este caderno traz ainda orientações de especialistas sobre como definir a compra de um imóvel e informações quanto a mecanismos de aquisição -de financiamentos bancários a leilões e "outlets" virtuais.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.