Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Agrônomo melhora lavoura e criação dos rebanhos

ENGENHARIA AGRÍCOLA DESENVOLVE MAQUINÁRIO PARA A AGRICULTURA

FERNANDA KALENA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A confusão entre carreiras de atuações e nomes parecidos é tão grande que há até quem preste vestibular para a graduação errada.

Foi o que aconteceu com Ana Clara Araújo, 25. "Olhei na Unicamp e eles tinham engenharia agrícola. Achei que fosse o que eu tinha escolhido. Fiz a prova, fui para a segunda fase, mas no final não passei. Ainda bem."

Ana havia optado por engenharia agronômica -ou agronomia, como o curso é conhecido-, e a semelhança de nomenclatura a confundiu.

Apesar dos nomes parecidos, as carreiras são distintas e preparam os profissionais para diferentes tarefas em um mesmo campo de atuação.

A formação do engenheiro agrícola é mais focada em matemática e em física, enquanto o agrônomo se aprofunda em biologia e em química.

O coordenador do curso de engenharia agronômica da USP, José Otávio Machado Menten, dá a dica: "Quem gostar mais de cálculos e números deverá optar pela engenharia agrícola, que só trabalha com a parte de exatas. Já quem prefere lidar com pessoas e animais no campo terá mais oportunidades na agronômica".

A parte mecânica da agricultura, de planejamento, de construção e de manutenção de máquinas é estudada em engenharia agrícola. Levar ao campo propostas para aumentar a produção, implantar e administrar técnicas e equipamentos são as principais funções desse profissional.

Já o agrônomo tem como objetivo melhorar diretamente o plantio, a criação de rebanhos, além da comercialização dessas produções.

Ana acabou se formando em agronomia, no campus Botucatu da Unesp, e pesquisa sementes de espécies nativas.

"A ideia é trazer melhorias na recuperação de áreas degradadas. Com uma semente de melhor qualidade, temos uma planta mais forte e com mais chances de sobreviver."

AGRONEGÓCIO
Área promissora para esses profissionais, que podem atuar da criação de rebanhos ao plantio (agrônomos) e do planejamento da produção (engenheiros agrícolas) até a comercialização

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.