Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Biomédico faz análises clínicas para diagnóstico

TRABALHO É COMPLEMENTAR AO DO MÉDICO, QUE INDICA O TRATAMENTO

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Nomes parecidos, atuações complementares. Essa é a relação entre medicina e biomedicina.

A graduação em medicina prepara o profissional com um foco prático na cura de doenças e na restauração da saúde, atuando em clínicas e em hospitais.

Já a biomedicina dá atenção especial à investigação e à pesquisa das doenças.

"Sempre gostei da área médica, mas não queria tratar de pacientes. Descobri biomedicina no cursinho e me encontrei. É voltado para esse campo, mas focado em pesquisa", afirma Eliete Caló Romero, 45, biomédica e uma das diretoras do Centro de Bacteriologia do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

O biomédico trabalha com análises clínicas. Em um laboratório, é o responsável pela avaliação dos exames (por exemplo, de sangue e urina) e pela emissão dos laudos.

Não prescreve medicamentos nem realiza procedimentos cirúrgicos, atribuições do médico.

Em relação ao tratamento e à cura de doenças, as duas profissões são complementares.

O médico utiliza os resultados obtidos nos laboratórios pelo biomédico para fazer diagnósticos -e o biomédico usa em suas pesquisas dados práticos levantados pelos médicos.

Especializada em leptospirose, Eliete exemplifica essa relação. "Quando os médicos suspeitam da doença, colhem o material e mandam para o nosso laboratório. Aqui fazemos uma série de exames para atestar se o paciente tem a doença ou não. Em caso positivo, cabe ao médico prescrever o melhor tratamento."

A duração dos cursos também deve ser levada em conta na hora da decisão. Em medicina, são seis anos em tempo integral -além do período da residência. Já o curso de biomedicina, na maioria das universidades, dura quatro anos.

ENGENHEIRO BIOMÉDICO CRIA EQUIPAMENTOS

Engenharia biomédica é a área que cria equipamentos e instrumentos médicos, biomédicos e odontológicos, como máquinas de ressonância magnética e de radiografia e próteses. Mais comum na pós-graduação, possibilita que o profissional desenvolva equipamentos voltados para o diagnóstico ou para o tratamento terapêutico e faça as manutenções necessárias.

Também avalia e aprimora a qualidade da tecnologia aplicada à área da saúde.

(FERNANDA KALENA)

BIOTECNOLOGIA
Conjunto de técnicas que estudam o melhoramento genético e o cultivo de microrganismos para a produção de remédios, por exemplo, antibióticos

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.