Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Nutricionista foca os efeitos da alimentação

ENGENHEIRO DE ALIMENTOS LIDA COM Os PROCESSOs DE PRODUÇÃO

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quem tiver interesse em cursos da área de alimentação deve prestar atenção às diferenças entre engenharia de alimentos e nutrição: o primeiro é de ciências exatas, enquanto o segundo faz parte da área de biológicas.

O engenheiro de alimentos lida com o processo de produção do alimento, e o nutricionista se ocupa dos efeitos desse alimento no corpo humano.

Como destaca Flávio Schmidt, coordenador da graduação em engenharia de alimentos da Unicamp, o profissional é "criado para atender, principalmente, as necessidades das indústrias de alimentos".

O engenheiro de alimentos poderá desenvolver equipamentos e processos para demandas específicas da indústria alimentícia, como secagem, separação e também pasteurização.

Além disso, pode também trabalhar em outros setores de alimentação, como redes de fast food e de supermercados, indústrias de embalagens, de insumos e de equipamentos.

Já o profissional formado na graduação em nutrição, que estuda a influência dos alimentos na manutenção ou na recuperação da saúde de indivíduos, atua tradicionalmente na área de nutrição clínica.

O nutricionista pode trabalhar em hospitais e em outras unidades de saúde, atuando principalmente como gestor da produção de refeições para pacientes. Pode ainda realizar atendimentos individuais em consultório.

Restaurantes, hotéis e empresas que tenham serviço de alimentação coletiva também são possíveis locais de trabalho para esse profissional.

A nutricionista Fernanda Pisciolaro, 35, atua principalmente na área clínica, pela qual se interessou desde o começo da graduação.

Atualmente, além de atender pacientes em seu consultório, ela trabalha com um grupo de transtornos alimentares dentro do Ambulim (Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas).

"Eu não consigo me ver fazendo outra coisa, adoro o meu trabalho", diz.

PROCESSAMENTO É ESTUDADO EM CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS

Outra formação, menos tradicional que as demais, é a de ciências dos alimentos.

Segundo Ernani Porto, vice-coordenador da graduação da USP Piracicaba, o foco é o próprio alimento.

A ênfase é na produção e nas transformações que ocorrem com ele durante o processamento -como reações químicas, durabilidade e necessidade de aditivos.

A graduação também tem em sua grade aspectos de logística e marketing.

O profissional está habilitado para lidar com os alimentos ao longo de toda a sua cadeia produtiva, desde o campo até o momento em que chega ao consumidor.

Pode atuar fazendo análises químicas, bioquímicas, microbiológicas e toxicológicas, além de fazer a gestão e o controle de qualidade dos produtos já finalizados.

O cientista de alimentos poderá ainda trabalhar em pesquisa e em desenvolvimento de produtos e tecnologias, especialmente para a indústria.

O curso de ciências dos alimentos é bastante recente -o da USP, o mais antigo, foi criado em 2001. Atualmente, esse profissional está submetido aos Conselhos Regionais de Química.

(CAROLINA DE ANDRADE)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.