Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Arquiteto projeta prédios e planeja bairros e cidades

DESIGNER DE INTERIORES EQUILIBRA CORES, ACESSÓRIOS E MOBILIÁRIOS

PEDRO IVO TOMÉ
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Enquanto o arquiteto projeta prédios e considera a acessibilidade e o uso da construção, o designer de interiores harmoniza espaços já construídos com diferentes acessórios e mobiliários.

A área de decoração e produção de interiores também faz parte das atribuições do designer, ficando responsável pelo arranjo e cenário de festas e de eventos.

Débora Samara Medeiros, 25, escolheu design de interiores após uma palestra sobre profissões no colégio.

"Eu adorei, achei tudo lindo. Gostei mais da parte de desenho, que foi com a qual eu realmente me identifiquei." Mas, depois de dois anos, abandonou o curso e resolveu partir para a arquitetura.

Ela diz que a possibilidade de atuação na arquitetura é mais vasta. "Tive muito da parte artística em design de interiores, e agora eu tenho muito da técnica, propiciada pela arquitetura."

O arquiteto, diferentemente do designer de interiores, tem um mínimo de horas/aula de cálculo estrutural e de estudo em resistência de materiais, habilitando-o para pequenas construções e ampliações (o resto é de responsabilidade do engenheiro civil).

Além disso, o profissional recebe formação em urbanismo e pode planejar regiões e bairros. "O urbanista pode fazer o projeto de uma praça ou de uma grande cidade. Há uma diferença de escala entre o urbanista e o arquiteto", afirma Maria Camila Loffredo D'Ottaviano, da FAU-USP.

Já o designer de interiores fica responsável pelo projeto de um espaço interno definido. Pode modificar as cores e a iluminação de ambientes, combinando objetos e definindo seu equilíbrio.

DESIGN DE PRODUTOS PENSA NO CONFORTO

Os cursos de design de produtos e de desenho industrial têm como ponto de partida no desenvolvimento de projetos princípios de ergonomia, habilidade e conforto no uso.

Já na arquitetura, esses princípios são reunidos na acessibilidade, ou seja, no estudo do acesso e da permanência dos usuários em determinado espaço.

Hoje, a maioria dos cursos de arquitetura não aprofunda o estudo do design. Já a USP tenta manter a abordagem, estruturando as disciplinas em cinco campos: arquitetura, desenho urbano, desenho industrial, paisagismo e programação visual.

DEZ. 2010
Uma nova lei passou a regulamentar o exercício da arquitetura e do urbanismo, criando o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Antes, o Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) era o órgão responsável pela regulamentação da profissão no país

PELA LEI
São atribuições do arquiteto e urbanista a supervisão, o estudo de viabilidade técnica e ambiental e o planejamento de obras de construção, além de sua execução, fiscalização e condução

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.