Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Designer de moda pode ser estilista ou modelista

ENGENHEIRO TÊXTIL CRIA O MAQUINÁRIO

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Lorenzo Merlino, 40, estilista e professor da Faap, não sabia que curso fazer. Seguiu a orientação da família: foi estudar administração. Aguentou apenas três meses e abandonou a faculdade.

O interesse por moda e a habilidade no desenho o motivaram para a graduação na Faculdade Santa Marcelina.

No início do curso, começou a fazer roupas para amigos e a vender algumas peças na faculdade -e logo ganhou destaque.

Recentemente, teve como clientes as atrizes Kate Winslet, Kirsten Dunst e Maggie Gyllenhall, licenciando sua marca também para outras grandes empresas do ramo.

Para Lorenzo, "o mercado de moda está muito mais necessitado, com uma demanda maior por profissionais especializados como engenheiros têxteis, estilistas de acessórios, de moda praia e masculina". Mas alerta: "O nível de exigência e de profissionalismo é radicalmente diferente. Hoje é mais difícil."

O engenheiro têxtil é responsável por desenvolver máquinas de fios, de tecidos e de estamparia para as indústrias do ramo.

Já o tecnólogo em produção têxtil faz o controle de qualidade da cadeia produtiva, verificando a fiação, a tecelagem, a tinturaria e o acabamento dos produtos.

O MEC não reconhece a moda como uma área de formação, o que dificulta a definição de diretrizes dos cursos oferecidos com esse nome. Por isso, é sempre bom checar as disciplinas oferecidas pelas faculdades.

O design de moda pode oferecer duas habilitações: estilismo e modelismo. Enquanto o estilista imagina e desenha as roupas, definindo formas e cores, o modelista transforma as criações do estilista em realidade, materializando o desenho em uma peça de roupa.

(PIT)

MODELISTA
Profissional que transforma a criação em realidade e que, segundo a coordenadora do curso de design de moda na Anhembi Morumbi, Eloize Navalon, tem sido bem remunerado pelo mercado

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.